Review: quem são os integrantes do Clã Ootsutsuki? – Parte 2

Karma, duplas, aparências… Aqui na Boruto Explorer, você vai encontrar várias matérias com informações sobre um dos clãs mais misteriosos do universo de Naruto, só que nós deixamos a cereja do bolo para esse texto. Logo abaixo, nessa “review: quem são os integrantes do Clã Ootsutsuki?”, trazemos algumas informações sobre os membros mais famosos desse clã. De poderes especiais ao background de cada um, uma coisa é certa: esse pessoal ainda vai dar muito pano pra manga. Vamos lá?!

Kaguya Ootsutsuki

Kaguya Ootsutsuki
Kaguya Ootsutsuki (Masashi Kishimoto. Todos os Direitos Reservados)

Não poderíamos começar de outro jeito. Kaguya foi uma das primeiras personagens do clã que conhecemos e também uma das que mais deu dor de cabeça para o mundo ninja. Como protagonista final de Naruto Shippuden, ela se revelou um ser extremamente poderoso, capaz de viajar entre dimensões, se regenerar e dotado tanto com o Byakugan quanto com um Rinne Sharingan no meio da testa, o que permitiu que ela controlasse o Tsukuyomi Infinito.

Ela chegou na Terra um milênio antes da história de Naruto e, logo após se alimentar do fruto da Árvore Divina, tornou-se a primeira pessoa no planeta a portar o chakra. Depois de chegar à Terra ao lado de seu parceiro, Isshiki Ootsutsuki, Kaguya se voltou contra ele e o feriu gravemente, mas não a ponto de matá-lo. De acordo com Amado, nosso especialista favorito, Kaguya era inferior ao seu parceiro e, portanto, deveria ter sido o sacrifício para alimentar o Juubi, pois só assim a besta teria se transformado na Árvore Divina.

Mas a Deusa Coelho mudou de ideia, como já sabemos. Isshiki terminou picadinho, usando Jigen como receptáculo, e Kaguya conseguiu ainda mais poder com o passar dos anos. Só que o tempo dela logo chegaria ao fim. No início, ela desejava paz, um mundo sem guerras, mas à medida em que conseguia poder, Kaguya mudou de personalidade, tornou-se egoísta e passou a desejar o controle sobre tudo e todos. Em determinado momento da história, ela deu à luz gêmeos, Hagoromo e Hamura, que anos mais tarde entrariam em conflito com a própria mãe.

Um conflito que teve como ápice a união de Kaguya com a Árvore Divina, o que acabou transformando a Deusa Coelho na Dez-Caudas. No final, o chakra da besta foi parar dentro de Hagoromo e o corpo foi selado em uma gigantesca rocha que se tornou a Lua. Mas Kaguya não se deixou derrotar tão facilmente. Ela manifestou a própria vontade em uma espécie de ser artificial, um terceiro filho, conhecido como Zetsu Negro, que não só manipulou diversos personagens em Naruto como elaborou um grande plano para trazê-la de volta à vida.

Isshiki Ootsutsuki

Isshiki Ootsutsuki
Isshiki Ootsutsuki (Masashi Kishimoto. Todos os Direitos Reservados)

O mais recente antagonista de Boruto: Naruto Next Generations dispensa apresentações. É seguro dizer que esse cara chegou para mostrar que quanto mais nós achamos que sabemos sobre os Ootsutsuki, mais eles podem nos surpreender. Começando pelo uso do karma, como já falamos em outro review, e em segundo lugar pelas informações sobre as duplas que viajam até outros planetas para colher o fruto da Árvore Divina. Só que o próprio Isshiki revelou uma habilidade única (ao menos até agora): o doujutsu no olho direito. Com ele, o até então antagonista de Boruto conseguia realizar as técnicas Sukunahikona e Daikokuten, que, assim como o pobre coitado do Rinnegan Supremo do Sasuke, dava bastante trabalho para os oponentes.

Caso você não esteja familiarizado com o nome, o Sukunahikona possibilita que o usuário encolha a si mesmo ou algum objeto instantaneamente, assim como também permite voltar ao tamanho normal a qualquer momento. A técnica só não funciona com seres vivos, como já foi mostrado no mangá. Quanto ao Daikokuten, o usuário é capaz de “armazenar” tudo o que foi encolhido em uma dimensão própria, fazendo com que Isshiki seja capaz de resgatar qualquer coisa, independentemente do tempo passado. Que tal um sobretudo ou uma taça de vinho?

Até o dia 20 de janeiro, data em que o capítulo 54 de Boruto: Naruto Next Generations será lançado, Isshiki supostamente está morto. No capítulo 53, depois de uma longa batalha contra Naruto, Sasuke e Boruto, Kawaki, que havia sido teletransportado para o campo de batalha, consegue enganar o inimigo, que fica sem receptáculo antes que o seu tempo de vida chegue ao fim. Só que essa história está longe de ter chegado ao fim. Nós poderíamos muito bem acreditar que ele está morto, só que aquela cena no início de toda a história de Boruto não fecha a porta totalmente. Nos resta esperar pelo que vem por aí.

Hagoromo Ootsutsuki

Hagoromo Ootsutsuki
Hagoromo Ootsutsuki (Masashi Kishimoto. Todos os Direitos Reservados)

Embora os dois personagens anteriores tenham sido responsáveis por dar muito trabalho para os heróis da história, não há como negar que Hagoromo, o Sábio dos Seis Caminhos, é o mais conhecido e talvez o que mais esteve rodeado por lendas. Mesmo morto, ele ainda foi capaz de manter sua existência na forma de chakra, sendo capaz de transcender as gerações e de se encontrar com Naruto, Sasuke e outros personagens durante a Quarta Grande Guerra Ninja. Filho de Kaguya, ele e o irmão foram os primeiros a nascer na Terra com chakra e os responsáveis por criar os alicerces do que conhecemos hoje em Naruto e Boruto.

Extremamente inteligente e pacífico, descobrimos nos episódios 461 e 462 de Naruto Shippuden que Hagoromo não só foi capaz de despertar o Sharingan com três tomoe de uma só vez como também adquiriu o Mangekyou Sharingan e o Rinnegan em uma cartada só, logo depois de ferir mortalmente seu irmão Hamura. É claro que isso já o tornava extremamente poderoso, mas ele não adquiriu o status de Deus Shinobi apenas por esses dois poderes. O Sábio dos Seis Caminhos também dominava as cinco transformações da natureza, técnicas de selamento, senjutsu e é o criador do ninshuu. Mas não confunda com o ninjutsu, como o próprio Hagoromo diz no capítulo 670 de Naruto.

O ninshuu foi desenvolvido para propagar a esperança. O ninjutsu foi criado para alimentar as guerras.”

E foi justamente com a criação do ninshuu que ele começou a espalhar tal conceito pelo mundo, sempre acreditando que as nações poderiam viver em paz e harmonia. Uma crença que, diga-se de passagem, ficou para Indra e Ashura, seus dois filhos, como é explicado no capítulo 462. Antes de falecer, Hagoromo fragmentou o poder do Juubi que estava dentro dele e nomeou cada uma das nove bestas que surgiram. Kurama foi uma delas.

Em seguida, fraco por tal feito e percebendo que a morte estava perto, ele fez o que achava certo e decidiu que Ashura fosse seu sucessor, entendendo que seu filho mais novo, que acreditava que a chave para a paz era o amor, deveria ser o responsável por seu legado. Hagoromo acreditou que Indra cooperaria com o irmão, mas as coisas não se seguiram conforme o esperado. Essa foi uma escolha que criou um conflito entre clãs que dividiu o mundo shinobi por muito tempo. Mas isso nós vamos ver mais para frente na nossa review.

Hamura Ootsutsuki

Hamura Ootsutsuki
Hamura Ootsutsuki (Masashi Kishimoto. Todos os Direitos Reservados)

Só que antes de falarmos dos descendentes de Hagoromo, precisamos dar espaço para Hamura, o irmão gêmeo do Sábio dos Seis Caminhos. Em direção contrária ao usual, a história dele não continua na Terra, mas sim na Lua. Depois que a “casca” vazia do Juubi foi selada no que se tornou a Lua, Hamura partiu para o novo satélite do planeta com a intenção de guardar o receptáculo e, como ele mesmo diz no episódio 462, “ficar perto da mãe”. Por lá, ele ficou até sua morte, mas não antes de deixar parte de sua linhagem na Terra, que se tornou o Clã Hyuuga, e levar outra parte para os céus, criando uma civilização considerável que observou a Terra por muitos e muitos anos.

Assim como o irmão, Hamura era um ser muito poderoso, com vastas habilidades envolvendo chakra e um mestre em taijutsu. Só que eram seus olhos que chamavam a atenção. Ele não possuía o Sharingan, mas sim o Byakugan, e, com o tempo, ele foi capaz de despertar o tão falado Tenseigan. O poder desse doujutsu ficou selado na Lua, dentro de um recipiente de energia, e foi usado pela família secundária dos Ootsutsuki para bater de frente contra a família principal. E quem assistiu The Last: Naruto the Movie sabe do que esse poder é capaz.

Indra Ootsutsuki

Indra Ootsutsuki
Indra Ootsutsuki (Masashi Kishimoto. Todos os Direitos Reservados)

E é aqui, como dizem, que o caldo engrossa. Indra foi o primeiro filho de Hagoromo, aquele que inicialmente acreditava-se ser o sucessor do pai. Mas você já sabe que isso não aconteceu. Entre seus muitos feitos, ele foi o responsável por usar os ensinamentos do ninshuu para criar um estilo de luta que, mais tarde, se tornaria o famoso ninjutsu. Como ele não tinha as habilidades de Hagoromo para utilizar o chakra com toda a liberdade, Indra foi o primeiro a desenvolver selos de mão. E eu não preciso nem dizer como isso influenciou o mundo shinobi, não é?

O primogênito do Sábio dos Seis Caminhos era realmente um prodígio. Foi graças a ele que as primeiras técnicas de clones e de substituição foram criadas, assim como os primeiros modelos de armas ninja. Como se isso não fosse o suficiente, Indra também sabia usar técnicas com as transformações da natureza, além de ter despertado o Magekyou Sharingan, o que o permitiu usar o Susanoo completo em batalha.

Como podemos ver em alguns episódios de Naruto Shippuden, como no 465, Indra era bastante alegre, respeitoso e protegia seu irmão com unhas e dentes. Só que a decisão de Hagoromo de escolher Ashura para ser seu sucessor e a constante manipulação do Zetsu Negro fez com que Indra mudasse completamente de personalidade, tornando-se frio e cheio de ódio, a ponto de lutar contra o próprio irmão. Não se sabe os detalhes do que aconteceu a seguir, mas é fato que, tempos depois da batalha, Indra tornou-se o progenitor do Clã Uchiha e seu chakra, mesmo depois de morto, continuou renascendo por gerações. Madara e Sasuke estão aí para contar a história.

Ashura Ootsutsuki

Ashura Ootsutsuki
Ashura Ootsutsuki (Masashi Khisimoto. Todos os Direitos Reservados)

Ao contrário do irmão, Ashura não nasceu com talentos naturais. Só que graças ao trabalho duro, cooperação com outras pessoas e uma forte determinação de nunca desistir dos seus sonhos e objetivos, ele foi capaz de despertar um poder próprio, o suficiente para bater de frente com um usuário do Mangekyou Sharingan. Mas não foi exatamente isso que convenceu Hagoromo a transformá-lo em seu sucessor. O Sábio dos Seis Caminhos queria que o mundo seguisse a forma de pensar de seu filho mais novo, que acreditava na paz através do amor.

No episódio 468 de Naruto Shippuden, Indra começa uma luta contra Ashura, que em um momento de defesa desperta o poder dos Seis Caminhos de seu pai. Inclusive, nessa ocasião, ele não só usa o Amenomihashira, um poder semelhante ao Rasengan, como também usa um jutsu que sempre ficamos de boca aberta quando é mencionado: Arte Sábia – As Verdadeiras Mil Mãos (tradução da Panini). E para completar, ele ainda tinha a habilidade de curar os ferimentos das pessoas, era capaz de usar a Liberação Yin-Yang e as cinco transformações básicas da natureza. O cara não era pouca coisa não, viu?

Além disso, uma coisa que ainda não foi dita, mas que é bom frisar, é que Ashura e Indra foram os primeiros membros do clã Ootsutsuki a nascerem com uma aparência mais humana e menos “alienígena”. E enquanto os descendentes de Indra se tornaram o Clã Uchiha, os de Ashura ficaram conhecidos como Senju e Uzumaki. Do mesmo jeito que aconteceu com seu irmão mais velho, o chakra de Ashura continuou reencarnando geração após geração, dando continuidade a uma briga que durou séculos e que, esperamos, tenha se encerrado com Naruto e Sasuke.

Curtiu a nossa “review: quem são os integrantes do Clã Ootsutsuki – Parte 2“? Fique de olho por aqui que logo mais nós traremos a Parte 3, com detalhes sobre Toneri, Momoshiki, Kinshiki e Urashiki! Aproveita e nos conte aqui embaixo o que você achou e não se esqueça de deixar sua opinião lá no Fórum Boruto Explorer!

À propósito, caso você queira assistir algum episódio citado no texto, a Crunchyroll tem todos os episódios de Naruto Shippuden legendados em seu catálogo. Basta clicar aqui!

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.