Review: O que de fato é o selo do Karma?

CONTÉM SPOILERS DO MANGÁ

Karma, karma, karma. Afinal, o que de fato é o selo do karma? o significa essa palavra de cinco letras que tanto encontramos em Boruto? Aqueles que sonhavam com uma explicação podem agradecer ao nosso querido (talvez nem tanto assim) Amado pelo esclarecimento no capítulo 46 do mangá.Resumindo, o Karma é um arquivo de backup dos Otsutsuki, altamente comprimido. Simples, não é? Na verdade, nem tanto assim. E é sobre isso que vamos bater um papo.

Boruto: Naruto Next Generations. Todos os direitos reservados.

O QUE DE FATO É O SELO DO KARMA?

A revelação veio durante uma conversa entre Naruto e Amado, enquanto os dois e mais algumas pessoas, incluindo Boruto, Sasuke e Shikamaru, acompanhavam a luta de Kashin Koji contra Jigen. Ou melhor, contra Isshiki Otsutsuki. As palavras do cientista são claras:Durante a batalha, Momoshiki se converteu em dados, se replicou, e implantou-se no corpo de Boruto. Caso você não se lembre, isso aconteceu naquela batalha que vemos no capítulo 9 e ao final de “Boruto – Naruto the Movie”, em que tanto o Hokage quanto o filho combinam um rasengan para derrotar de vez o tal do Momoshiki.

Boruto: Naruto Next Generations. Todos os direitos reservados.

Ao menos era isso que pensávamos. Com a explicação de Amado, descobrimos que o arquivo de backup do selo do Karma é extraído ao longo do tempo no corpo do hospedeiro. Como ele mesmo diz, inclusive no momento da conversa. Uma vez que tudo é extraído, o corpo da pessoa será substituído pelos “dados” do Otsutsuki, e depois que isso acontece, o hospedeiro deixa totalmente de existir. Trocando em miúdos, enquanto existir o karma, o Otsutsuki dono do selo não morre.

E embora o caso do Boruto ainda esteja em processo, nós conseguimos aprender muito sobre o karma por causa da ressuscitação de Isshiki no corpo de Jigen durante os capítulos 47 e 48 do mangá. Um dos detalhes mais interessantes envolve o que acontece depois que determinado Otsutsuki ressurge com o karma. Não importa quantos receptáculos a pessoa tenha, no momento em que ela renasce usando o hospedeiro que já esteja com mais “dados” extraídos, todos os outros karma são apagados simultaneamente. Não se sabe exatamente o porquê, mas Amado suspeita que seja para evitar o surgimento de uma duplicata.

Boruto: Naruto Next Generations. Todos os direitos reservados.

Como o corpo de Jigen não é forte o suficiente para aguentar todo o poder de Isshiki, e o mesmo está vulnerável por não possuir mais karma, ele terminou a luta com Kashin Koji e foi correndo procurar Kawaki. Até porque, se Isshiki encontrasse um adversário forte o suficiente para matá-lo, não haveria mais como voltar à vida. Justamente por isso que estamos no momento ideal para matar um Otsutsuki, o principal problema é “como”. A opção mais exagerada é matar o receptáculo, mas isso não deve acontecer.

“Benefícios”

Outra informação que Amado passou diz respeito à transferência dos “dados” para o receptáculo. Basicamente, o dono não tem controle sobre isso. A transferência começa automaticamente quando o Otsutsuki morre. E aí entramos em alguns “benefícios” que o receptáculo do karma adquire enquanto o processo de extração dos “dados” ocorre. Além de passarem por uma transformação corporal, o hospedeiro do selo também é capaz de acessar alguns poderes dos Otsutsuki e tem um aumento das habilidades físicas.

É verdade que o próprio Boruto já foi visto absorvendo ninjutsu anteriormente, mas os poderes vão além, como aconteceu no capítulo 49. Depois de invadir Konoha para encontrar Kawaki, Isshiki é parado por Naruto e, logo em seguida, Sasuke também aparece. Durante a luta, Boruto surge como um trunfo e, conscientemente, usa o karma para abrir um portal de espaço-tempo e levar Isshiki para longe da vila. O plano não surpreende apenas o Naruto como também deixa o Otsutsuki espantando. “Quanto do chakra de Momoshiki e seu poder esse moleque pode usar?!”, pensou.

Só que nem tudo são flores quando o karma está ativado. Em algumas situações, o Otsutsuki dono do selo pode controlar o corpo do receptáculo. Já em outras, o hospedeiro pode passar por um “superaquecimento”, que o impossibilita de usar o karma por algum tempo e o deixa enfraquecido a ponto de cair desacordado. Além disso, quando dois receptáculos estão perto pode ocorrer a chamada “ressonância”, que não só os ajuda a fazer técnicas mais complexas como também possibilita outros tipos de combinações. Embora muitas informações sobre o karma já tenham sido explicadas, ainda existem outros mistérios para descobrirmos. E talvez o maior deles seja todo o percurso que Boruto e Kawaki ainda vão percorrer até chegarem na cena inicial de dessa nova história. Qual a sua aposta?

Boruto: Naruto Next Generations. Todos os direitos reservados.

E aí, curtiram essa “Review: O que de fato é o selo do Karma?” Não deixem de teorizar em nosso Fórum Boruto Explorer, compartilhe, comente e siga nossas redes sociais, e caso queira um tema que ainda não dissemos por aqui, conte pra nós! Até a próxima!

Victor Lisita, redação.

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.