Utilidade Pública: Quantas novels de Naruto/Boruto já foram adaptadas no anime?

Ainda há muita dúvida do que as novels representam na comunidade Naruto, e até mesmo sua “canoncidade” é discutida por muitos fãs. A verdade é que, gostando ou não do que é escrito e descrito, as novels fazem parte da marca Naruto; fazem oficialmente parte da franquia de Masashi Kishimoto, automaticamente, toda novel lançada pela Jump Books da marca Naruto é oficial – é canon.

Uma matéria falando sobre como comprar e ler as novels do universo Naruto já foi feita em nossa plataforma, e você pode ler essa matéria clicando aqui. Uma outra matéria também já foi publicada por nossa equipe onde explicamos a diferença entre episódios fillers e episódios não fillers, para conferir, clique aqui.

Nessa matéria vamos falar sobre outra coisa: sobre todas as novels já adaptadas no universo Naruto até agora em ordem.

Antes de começar, é importante salientar que no momento que as novels são adaptadas no anime, muitas vezes eles (o Estúdio de Animação) não seguem uma ordem cronológica lógica. Muitas vezes, eles não tomam o cuidado com detalhes, como com quem o personagem luta, onde ele luta, o porquê dessa luta. Muitas vezes personagens importantes dentro da novel nem citadas são no anime. É preciso ter a mente aberta, pois assim como livros como Harry Potter, Percy Jackson Crepúsculo não foram 100% adaptados fielmente a suas sagas de livros, as novels de Naruto também não foram. 

Com isso em mente, confiram todas as novels já adaptadas para o Universo Naruto/Boruto:

O primeiro volume de Itachi Shinden corresponde aos episódios 451-454 de Naruto Shippuden. Nela, vemos a forte de ligação de Itachi com seu irmão Sasuke, seu melhor amigo Shisui, e a garota que ele gosta, Izumi. A infância de Itachi é o maior foco na novel.

O segundo volume de Itachi Shinden corresponde aos episódios 455-458 de Naruto Shippuden. Nela, vemos o mundo de Itachi desmoronar. Os planos de Shisui não dão certo. Danzo manipula tudo pelas costas. Diferentemente do anime, na novel, Izumi é a primeira quem Itachi mata durante o massacre do clã Uchiha, e tudo por seu medo de não ter coragem de a matar depois (ele a coloca sob um genjutsu, onde mostra ambos  se casando e tendo uma vida feliz, e com isso, ele a mata; Izumi morre sorrindo). 

A novel The Last é uma das únicas da franquia Naruto (também há Boruto: Naruto The Movie) que foram adaptadas ao cinema. Nela, temos a introdução de Toneri Ootsutsuki, descendente de Hamura Ootsutsuki, irmão gêmeo de Haguromo Ootsutsuki (ambos filhos de Kaguya Ootsutsuki). Também é nessa novel que vemos um desenvolvimento do relacionamento amoroso entre Naruto e Hinata Hyuga. A novel se passa 2 anos após a Quarta Guerra Ninja.

A novel Shikamaru Hiden corresponde aos episódios 489-493 de Naruto Shippuden. Nela, temos uma introdução a Terra do Silêncio (que já foi abordado também no anime de Boruto, no episódio 160), lugar onde há ninjas renegados e que fugiram durante a Guerra Ninja, todos manipulados por um idealizador chamado Gengo. A novel se passa 2 anos após a Guerra Ninja, meses antes da Novel The Last. No fim da novel, temos a introdução de Shikadai Nara, filho de Shikamaru com Temari.

A novel Konoha Hiden corresponde aos episódios 494-500 de Naruto Shippuden. Nela, temos os preparativos para o casamento de Naruto e Hinata Hyuga. Konohamaru é o centro da novel, sendo o responsável pela filmagens das felicitações aos noivos. A novel se passa poucos meses após a novel The Last

A novel Sasuke Shinden: Alvorada corresponde aos episódios 484-488 de Naruto Shippuden. Diferentemente do anime, onde ela é adaptada antes do casamento de Naruto, na verdade, essa estória ocorre APÓS o casamento de Naruto, sendo a última novel da era Naruto. Nela, vemos Sasuke próximo do fim de sua jornada de redenção, e na novel, é claro que o jovem de 19 anos perdeu finalmente seu medo de se envolver com as pessoas. No fim da novel, há uma indireta de um encontro seu com Sakura Haruno (como se ela fosse a primeira que ele vê quando retorna para Konoha). A novel se passa meses após a novel Konoha Hiden.

A novel Konoha Shinden é a primeira novel da cronologia da era Boruto. Apesar disso, no anime, foi adaptada após todas as 5 novels de Boruto. A novel corresponde aos episódios 106-111 de Boruto. Os acontecimentos se passam 10 anos após os acontecimentos de Sasuke Shiden: Alvorada. Nessa estória vemos Mirai Sarutobi (filha de Asuma e Kurenai) sendo nomeada assistente do aposentado Sexto Hokage, Kakashi, e Might Guy (após alguns acontecimentos estranhos nas Fontes Termais, onde os dois estão curtindo a aposentadoria). Mirai é sensei de Shikadai e aprendiz de Shikamaru. 

A novel número 1 de Boruto corresponde aos episódios 1-6 do anime. Nela temos a introdução não só do protagonista, Boruto Uzumaki, como também a introdução de um novo aluno da escola, Mitsuki. 

A novel número 2 de Boruto corresponde aos episódios 7-9 do anime. No início dessa novel temos Naruto e os outros percebendo que pessoas estão tendo seus chakras roubados. Além disso, por conseguir ver um chakra estranho, Boruto acaba achando que despertou seu Byakugan.

A novel número 3 de Boruto corresponde aos episódios 10-14 do animeÉ nessa novel que temos um maior desenvolvimento da personagem Sumire, e seu “bichinho de estimação” chamado Nue.

A novel número 4 de Boruto corresponde aos episódios 25-32 do anime. Nessa novel, Boruto e seus amigos vão fazer uma excursão para a Aldeia da Névoa, e então, temos a introdução do personagem Kagura, que é neto do Quarto Mizukage.

A novel número 5 de Boruto corresponde aos episódios 33-41 do anime. Nessa novel, temos o início dos exames de graduação para genin, uma missão do Time 7, e também uma reunião com todos os amigos de Boruto de baixo das estrelas (um acampamento).

A novel Boruto: Naruto The Movie foi adaptado tanto para o cinema quando para o anime Boruto. No anime, a novel foi melhor aproveitada, sendo que os episódios correspondentes são 52-65. Nela, temos a introdução de Momoshiki e Kinshiki Ootsutsuki.

A novel Naruto Shinden corresponde aos episódios 93-95 do anime. Essa novel é dividida em contos (4 contos e 4 mini-contos), e infelizmente, somente 3 contos foram adaptados no anime. Cada episódio é um conto diferente.

EXTRA

Apesar de não ser uma novel, Naruto Gaiden ainda é um spin-off da franquia Naruto, e a mesma foi também adaptada para o anime. Nela podemos observar melhor a relação da família Uchiha. No anime, corresponde aos episódios 19-23.

Poxa, mas e as outras novels? Infelizmente, por estarmos na era Boruto, dificilmente novels da era Naruto serão adaptadas. Atualmente, ainda há chances de novels como: Sasuke Shinden: O Aluno Estrela do Professor e a Saga Retsuden (Naruto Retsuden, Sasuke Retsuden e Kakashi Retsuden) serem adaptadas. Iremos aguardar, e conforme mais novels serem adaptadas, esse post será atualizado. Fiquem sempre por dentro da Scans Explorer para mais novidades sobre Naruto/Boruto!

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.