O que são fillers? Como sei o que é canônico e o que é filler?

Ainda há uma dúvida gritante entre toda a comunidade Otaku sobre o que são fillers e o que são canônicos.

Quando um episódio de anime é filler e quando ele é canônico? Aqui nessa matéria, vamos usar a franquia de Naruto como exemplo, a fim de fazer com que todos finalmente entendam qual a diferença e como saber.

Primeiramente, vamos começar com as definições:

Filler: é uma palavra em inglês que pode ser traduzida ao pé da letra como enchimento. Esse termo é usado para se referir a episódios de uma série de anime feita com a intenção de “atrasar o anime quanto ao mangá”. São episódios independentes, feitas pela produção sem seguir roteiro do mangá ou novel.

Canônico: É todo episódio de uma séria de anime que adapta capítulos do mesmo mangá ou de uma novel.

Episódios 484 até 488 de Naruto Shippuden é CANÔN. Adaptação da novel Sasuke Shinden: Livro da Alvorada.

Agora, qual a diferença entre um mangá e uma novel? Clicando aqui, você poderá ler mais detalhadamente uma matéria feita por nós apresentando a ordem cronológica das novels de Naruto e também seus Databooks e Mangás SD (os Chibi). Agora, vamos as definições:

Mangá: é a palavra usada para designar história em quadrinhos no estilo japonês, ou seja é o famoso HQ.

Novel: as light novels ou somente novels são livros de estilo romance. As novels estão se tornando um spin-off cada vez mais comum nas franquias de animes por trabalhar melhor cenas e personagens — algo que no mangá ou anime não foi possível trabalhar (os casos mais comuns são por causa do gênero do anime/mangá, ex: Shonen e Seinen).

Estilo Romance: É oriundo dos contos épicos e revela ações em conjunto com a distribuição de personagens ao longo da trama. Entre as características marcantes desse gênero está a proximidade com a realidade. A obra Dom Quixote, do espanhol Miguel Cervantes, é apontada como precursora do romance moderno.

Ou seja, as novels são livros de estilo romance, “romance” é o estilo que é feita sua escrita e não quer dizer que são livros de romance romântico! Com isso entendido na cabeça, vocês podem muito bem dizer “livros de Naruto”, não tem problema, mas por ser livros que seus contos usam o estilo “romance”, a palavra “novel” já o define. 

Agora, após toda essa explicação, sem dúvida ainda haverá aquelas fãs bem revoltosos que não aceitam de jeito nenhum que episódio X é canônico por puramente não satisfazer suas vontades. Um exemplo disso é o anime Boruto: Naruto Next Generations

Para quem não sabe, todos os episódios de Boruto são CANÔNICOS. Tudo porquê quando o anime não está adaptando o mangá, ou ele está lançando episódios canônicos originais, ou ele está adaptando as novels de Boruto (novamente, o link já citado acima fala sobre a cronologia das novels, e as novels de Boruto estão na cronologia, pois elas veem antes da Saga Shinden de 2018 e a Saga Retsuden de 2019).

Vale ressaltar novamente: novel é um spin-off da obra. Novels pertencem a franquia original e oficial. Novels são canônicas, quer você aceite ou não.


NOTA IMPORTANTE: Não confundam canônico com OFICIAL. Pois canon e filler são oficiais, ambos pertencem a franquia do anime. A diferença é de qual é adaptação de mangá/novel e qual é roteirizado originalmente pelo Studio em questão.

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.