Review: Obito Uchiha em detalhes – Participação @obitodaime

O nome Uchiha por si só durante toda a saga de Naruto, emanou poder absoluto e causava arrepios em quem ouvia. Contudo, um Uchiha em especial ‘colocou o terror’ e manipulou com maestria toda a atmosfera da obra: Obito Uchiha.

De bobalhão Tobi a absoluto ‘Madara’, Obito não apenas foi responsável pela formação da organização mais perigosa até então da saga, a Akatsuki, como iniciou a 4ª Grande Guerra Ninja. Para realizar essa “review: Obito Uchiha em detalhes”, contamos com a ajuda da maior comunidade no Twitter sobre esse ícone e ilustre uchiha, a página @obitodaime que cedeu trechos, análises e easter eggs. Bora conferir!

Imagem cedida por Obito Daime à Boruto Explorer. Todos os direitos reservados.

Obito Uchiha, de um ninja chorão à um ninja intangível Porque até mesmo a ovelha negra do clã Uchiha pode ensinar algo para esse mundo ninja. Obito Uchiha, um menino gentil sempre ajudando os outros pelo caminho, apaixonado por Rin, totalmente leal aos seus amigos e com um sonho de se tornar Hokage, mas tudo isso mudou… Suas ações afetaram TODA a obra, como vocês já sabem.

Primeira aparição na história – Bem antes da introdução do personagem na história, Obito já tinha aparecido na capa do capítulo 16 no arco de Zabuza no mangá, e num flashback do Sandaime durante a luta contra Orochimaru. Todas as fotografias de Rin estão em primeiro plano e Obito não participa das fotos do time 7. Além disso, é possível ver os pais de Obito nas fotos, fotos estas que também constam no mangá.

Imagem cedida por Obito Daime à Boruto Explorer. Todos os direitos reservados.

Quando o Obito ativou o seu Sharingan pela primeira vez em seus olhos apareceram dois tomoes, enquando normalmente seria apenas um. Desde que transplantou seu sharingan para Kakashi e o ativou pela primeira vez, nunca mais seu olho foi “desligado”. Nem nele que continuou vivo, muito menos em Kakashi. Após a morte de Rin, Obito foi tomado por um ódio traumático tão profundo que isso despertou seu Mangekyou sharingan. E consequentemente também ativou em Kakashi, inclusive não temos registro sobre o terceiro tomoe, concluímos que despertou junto ao mangekyou.

Imagem cedida por Obito Daime à Boruto Explorer. Todos os direitos reservados.

Há uma questão forte no ar: Kamui antes do MS? Madara resgata Obito e diz que o fato dele ter sobrevivido depois de ser soterrado, foi como se ele tivesse “atravessado pelas rochas” o que indica que possivelmente Obito usou o Kamui sem estar ciente disso, só que Obito ainda não tinha despertado o Mangekyou. Depois da morte de Rin, o ódio e vingança, principalmente em relação a aldeia da Névoa fazem Obito controlar Yagura, o Mizukage, e perpetuar a já conhecida Névoa sangrenta, onde para se graduar os genins lutavam até a morte.

Obito/Tobi – Tobi é traduzido como “salto” ou como “pipa”. A última tradução conecta Tobi com Taka. No provérbio japonês “um falcão nasceu de uma pipa”(tobi ga taka o umu). Em outras palavras, isso quer dizer que uma criança extraordinariamente talentosa pode nascer de pais normais. Obito usou o total de 4 máscaras ao longo da obra. Há quem diga que cada uma possuía um significado, mas concretamente seguem o padrão zetsu . Eu (@obitodaime) aposto na tradicional alusão a aspiral do Kamui, salvo a máscara branca naturalmente inspirada no rinnegan.

Ligação entre Obito e Kushina – Num OVA de ninja storm, houve um diálogo entre Minato e Kushina, no qual ela confirma que Obito é seu favorito do time 7. Embora ele fosse cheio de si, Kushina afirma que ele era parte de seu sonho e que gostaria de ter um filho como ele.

TOP 10 OBITO UCHIHA

Para essa “Review: Obito Uchiha em detalhes – Participação @obitodaime”, separamos um top 10 que resume bem a passagem desse ícone Uchiha no universo de Naruto.

  1. Morte de Kushina e Minato: tecnicamente Obito não foi o responsável direto pela morte de Minato e Kushina, isso porque Minato depois de acertar Obito com rasengan, aplica um selo de contrato no ninja mascarado retirando a Kyuubi de seu controle. Assim quando a Kyuubi ataca Minato e Kushina momentos depois, ela já está por sua vontade própria e não mais controlada por Obito.
  2. Obito vê com o olho de Kakashi? Obito pode ter a estranha habilidade de ver através de seu olho doado e implantado em Kakashi, podemos perceber isso no caso da morte de Rin, pois ele visualiza o rosto da Rin segundos antes dela se jogar na frente de Kakashi e recebendo o golpe do chidori.
  3. O braço transplantado e força real: O braço de transplantado de Obito é tão forte que pode bloquear a espada de Zabuza e os danos do rasengan não são definitivos. No entanto, o próprio pode esmagar um braço, e inclusive matou Konan enforcada num golpe final.
  4.  Obito é capaz de controlar um jinchuuriki que domina perfeitamente sua bijuu. Obito foi capaz de colocar o jinchuriki Mizukage num genjutsu controlando-o completamente. Um tempo depois Killer B cita que é muito raro que jinchuurikis que dominam suas bijuus sejam pegos em genjutsus,e isso só demonstra o enorme poder do doujutsu de Obito.
  5. Obito Hokage e Ino-Shika-Cho: Na versão imaginada de si mesmo como Hokage o único time que aparece além do time 7 de Kakashi é Ino-Shika-Cho.
  6. Obito é responsável pela morte dos pais de Iruka: Quando os pais de Iruka morreram Obito ainda controlava a Kyuubi e fazia seu ataque a vila.
  7. Patente ninja: Apesar de ser considerado um nukenin Rank S, a patente oficial de Obito ainda é de Chunin.
  8. Pedra dos heróis de Konoha – O nome do Obito segue gravado na pedra dos heróis de Konoha, inaugurada pelo Sandaime, pois nada indica que seu nome foi retirado do local pós acontecimentos de guerra.
  9. Transformações da natureza: Obito dominou todas as transformações da natureza, incluindo liberações yin-yang quando estava no modo Rikudou.
  10. Jutsus – Obito teve o total de 53 jutsus no mangá, incluindo jutsus apenas mencionados, perdendo apenas para Naruto com 83 jutsus.

A ideia do Mugen Tsukuyomi de Obito, mostra que ele realmente desejava criar um mundo novo, tanto que a Espada de Nunoboko tem uma dupla hélice, próximo a referência de um DNA uma molécula que existe em todos organismos vivos Obito pretendia destruir e para recriar. Obviamente sua ideia de recriação baseava-se na sua visão distorcida de “mundo melhor”.

Obito infelizmente não está vivo mais na obra para atingir a fase de Boruto, seria muito épico tê-lo na trama, contudo, toda sua trajetória é digna de admiração pelo fandim num todo.

Pra você que acompanhou até aqui essa “review: Obito Uchiha em detalhes – Participação de @obitodaime”, nosso muito obrigada, e um obrigada mais especial ainda para o Tato, admin da página e conteudista da @obitodaime que, gentilmente cedeu para nós, esse riquíssimo acervo.

Até a próxima!

Iva Torigoshi e Maíra Rodrigues, redatoras. Tato / @obitodaime, colaborador e conteudista.

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.