Review: Kakashi Hatake – @kakashisentei

E vamos mais uma vez de review, agora contando com um auxílio mais do que especial da página Rokudaime que, gentilmente nos ajudou com seu conteúdo impecável sobre nada mais nada menos que ele, o prodígio de sua geração, o sexto Hokage, sensei do Time 7, Kakashi Hatake. Então sem mais delongas, acompanhe todo o conteúdo carinhosamente separado pela Gabi, admin da página Hokudaime para nós da Boruto Explorer a review: Kakashi Hatake – @kakashisentei!

Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados.

Kakashi é um dos personagens preferidos de muita fãs da obra. Ele sempre está no top três das pesquisas de popularidade de personagens de Naruto. 

Particularmente, acredito que isso se deve em grande parte por sua natureza descontraída e carismática. Ao mesmo tempo que ele é um prodígio e descolado, ele comete erros e se abala profundamente com os mesmos. Isso acaba gerando uma identificação por parte do público.

Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados.

Primeira aparição na história:

A primeira aparição foi no Volume 1, Capítulo 3, quando mostra ele conversando com o Sandaime sobre tutelar o Time 7. No entanto, Kakashi a princípio seria apresentado mais cedo na história, antes de Sasuke e Sakura. Inicialmente ele seria sensei só do Naruto e terminaria suas frases com “Gozaru”, uma expressão sem nenhum significado específico (semelhante ao “dattebayo” de Naruto). Isso foi mudado para o Time 7 conhecendo o sensei junto, com a icônica cena de um Jounin caindo na pegadinha do Naruto. E vais aprofundando mais nessa review: Kakashi Hatake – @kakashisentei!

Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados.

Significado do nome: “Kakashi” em japonês pode significar “espantalho” e “Hatake” significa “terra / campo”, por isso seu nome significa “espantalho na terra”. Sendo essa uma possível referência a ninjas na vida real (e vilas ninja) que posaram como agricultores. 

O motivo da máscara: No 1º Databook, Kishimoto diz que escondeu o rosto do Kakashi pois um ninja deve esconder o rosto pela natureza de sua função. Porém, como é difícil desenhar sem a expressão facial, acabou se tornando uma particularidade do personagem. No spin-off Rock Lee SD, como brincadeira, diz que a razão pela qual Kakashi usa uma máscara é para esconder o sangue saindo de seu nariz sempre que ele lê seu livro de conteúdo adulto Icha Icha.

Um ninja completo

Kakashi possui uma versatilidade incrível em batalha. Além de possuir um mínimo de conhecimento em todas as transformações da natureza, o Jounin já mostrou excelência em genjutsus, ninjutsus, taijutsu e até mesmo fuinjutsu. Sua excelência em taijutsu é tamanha que ele é o único personagem apresentado que consegue abrir portões internos além do trio Dai, Gai e Lee.

Em tela ele conseguiu abrir o 1º Portão e executar a Lótus Frontal. E até mesmo o Ninja que Copia, possui justus de sua assinatura: Chidori, Raikiri e Shiden. O Raikiri é uma evolução do Chidori: Ele usa menos selos de mão, é mais concentrado e é mais silencioso. (Chidori é rank A, Raikiri é rank S)

Já o Shiden, é um aprimoramento do Raikiri que permite o usuário usar o jutsu sem precisar do Sharingan. Não parando por aí, Kakashi conhece também o kenjutsu: jutsus com espadas. Antes de adotar de vez o Chidori, Kakashi aos 13 anos usava a espada do seu pai, Sakumo. Outro feito notável é que ele foi um dos poucos Shinobis a empunhar a Lâmina do Executor.

No início de shippuden, Naruto diz que Kakashi tem um faro tão bom quanto o Kiba, um taijutsu melhor que o de Rock Lee e uma inteligência equiparada ao Shikamaru. Mesmo que isso atualmente não corresponda a realidade, isso mostra a confiança e admiração por Kakashi vinda do seu precioso pupilo.

Mangekyo Sharingan: Muitos consideram o olho do Obito melhor por conceder a intangibilidade porém, o olho do Kakashi não fica muito pra trás. A habilidade de mandar objetos para outra dimensão apenas olhando é formidável. No início da série Kakashi não tinha domínio do Sharingan, frequentemente desmaiava após o uso do doujutsu e não poderia assim explorá-lo ao seu máximo. Contudo, na guerra Kakashi já domina bem essa habilidade, chegando a quase absorver o Juubi inteiro com o Kamui. 

Afinidade com cães: Kakashi tem uma clara afinidade com cães. Sua invocação é uma matilha de 8 cães leais a Konoha usados normalmente com propósito de rastreamento. Até mesmo sua Liberação da Terra: Parede da Terra tem um design específico de cães de caça nela. Essa afinidade pode refletir a própria personalidade dele: cães são conhecidos por sua lealdade incondicional.

Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados.
Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados.

Auge: Ao final da guerra, após Obito conceder seus poderes, nosso Rokudaime alcança o auge. Além de invocar um Susano’o Perfeito sem possuir o Mangekyo Sharingan Eterno, Kakashi também detinha o Chakra dos 6 Caminhos e intangibilidade, que o faziam se aproximar da invencibilidade. Seu Raikiri foi capaz de efetivamente cortar um braço da Kaguya e o Kamui Shuriken de seu Susanoo teleporta uma das partes da Otsutsuki quando o chakra do Dez-Caudas sai de seu corpo como uma massa instável de chakra. Não bastando só isso, foi Kakashi quem elaborou a estratégia de selamento da Kaguya, efetivamente salvando o mundo com sua equipe

Akatsuki: Sendo um dos ninjas mais competentes da Folha, Kakashi acabou enfrentando muitos membros da Akatsuki, quase tantos quanto o protagonista. Em embates válidos, ele enfrentou um total de 6: Deidara, Itachi, Pain, Kakuzu, Hidan e Obito. Além desses, ele ainda chegou a confrontar Orochimaru e Kisame em suas visitas a Konoha, além de indiretamente enfrentar Zetsu Negro na guerra. Um feito e tanto para um personagem secundário.

Time 7: Apesar das críticas quanto ao seu papel como sensei, é indiscutível que se um Jounin era capaz de lidar com o Time 7, esse era o Kakashi. O plano principal do Saindaime ao entregar a equipe ao Kakashi era que ele guiasse o Sasuke para fora de seu sombrio caminho e futuramente o ajudasse a controlar a Kyūbi do Naruto com o Sharingan. Apesar de as coisas não saírem como o planejado, Kakashi nunca deixou de acreditar em seus alunos e tentar guiá-los, sempre mostrando apoio às tentativas de Naruto e Sakura de resgatar o antigo colega de equipe e tentando alcançar o coração de Sasuke durante a guerra. Além disso, foi ele quem os ensinou o valor do trabalho em equipe, que pode-se dizer que acabou evoluindo para uma verdadeira relação de família.

Sexto Hokage: Aproximadamente um ano após os acontecimentos da 4ª Guerra Ninja, Kakashi assume oficialmente seu cargo como Sexto Hokage. Apesar de ter acumulado quase uma década no cargo, não dá pra dizer que ele queria isso. O cargo caiu no colo dele. Sempre foi o sonho do Obito, não o dele.  Além disso, como conseguir ser tão bom quanto o próprio mestre? Fazendo jus a sua própria frase “Um ninja deve ver além da decepção”, isso acabou se tornando uma motivação para ele. Proteger o seu lar e todos aqueles que ele ama davam a ele motivos para continuar. O resultado do seu trabalho no cargo foi a continuação dos tempos de paz e um boom tecnológico. Konoha de fato esteve em boas mãos até que Naruto assumisse.

E aí, curtiram? compartilhem nas redes sociais, comentem e teorizem também em nosso Fórum Boruto Explorer. Gostaríamos de agradecer a querida Gabi pelo conteúdo e por aceitar o convite para essa review: Kakashi Hatake – @kakashisentei!

Até a próxima review!

Iva Torigoshi, direção de redação. Gabi / Hokudaime – redatora convidada.

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.