Olá, colecionador! Aqui é a Bia, e que tal conhecer comigo hoje algumas dicas para conservar melhor a sua coleção de mangás? Manuseá-los e guardá-los observando certos modos, que aprendi lendo – e vivenciando -, que ajudam bastante na preservação dos impressos… Vai além do conhecido uso de saquinhos plásticos, hein! Bora lá?!
Todo colecionador de mangás/quadrinhos/gibis e/ou livros que se preze, ou mesmo certa parcela dos leitores sem esse intuito, se preocupam com a preservação de suas obras. Queremos que dure e bem pelo maior tempo possível, certo?
Desbotamento, ondulação, perda de folhas e desmanche destas (por poeira ou traças) são somente alguns dos problemas que tememos, possíveis de atingir os impressos com o tempo.
Então, a pedidos de interessados, listei o que adoto quanto aos meus mangás (e livros, no que é possível de se aplicar), que ajudam na sua preservação deles, ao evitarem ou retardarem os temidos efeitos do uso e do tempo.
Ah! Ciente de que muitas pessoas não tem cômodo ou móvel totalmente adequados para guardar seus queridos (como eu já não tive), tive o cuidado de mencionar opções alternativas de conservação. Na realidade, essa matéria foi feita especialmente pensando nessas pessoas, de modo a ensinar diferentes formas de preservação, mais acessíveis ♥
Confira agora, dicas para conservar melhor a sua coleção:
Disposição
Observar a disposição das obras quando for guardá-las:
01. Evite mantê-las sobrepostas na horizontal, isto é, deitadas uma em cima da outra, pois, com o tempo, isso entorta a lombada da encadernação (costura/ colagem), deixando o impresso torto e com as folhas onduladas, aumentando a chance destas se soltarem. Prefira deixá-las em pé, na vertical;
- Se só for possível mantê-las sobrepostas, procure dividir o peso em mais colunas ou alterne os lados das obras, como nas fotos 3 e 4 abaixo (base, lombada à direita; em cima, lombada à esquerda; em seguida, lombada à direita; e assim sucessivamente).
02. Se elas ficarem tombando quando na vertical por falta de apoio lateral, adote um Aparador de livro, ainda pela lombada. Prefira os de metal e com antiderrapante embaixo, pois suportam amparar bastante peso e não deslizam no móvel, como esses do link (exemplo de par metálico; há muitos modelos por aí); e
03. Na vertical, não as mantenha muito apertadas entre si, pois os impressos precisam “respirar” para uma preservação mais eficaz, como verão mais adiante.
Localização
05. Não mantenha as obras em lugares com sol forte incidente e chance de traças e cupins;
06. Prefira manter as obras em lugares altos e distante de atividade intensa (as que podem riscá-las, amassá-las, sujá-las e afins, como alimentação e outros produtos); e
07. Mantenha o lugar – o cômodo e o móvel – limpo e sem pó, não deixando resto de alimentos e outros produtos, e limpando regularmente.
Tudo isso ajuda na preservação da obra com o tempo, evitando danos diretos, além de manchas, sujeira, desbotamento, amarelamento precoce e desmanche das folhas.
- Se não for possível seguir tais dicas, super adote a compra de saquinhos plásticos para guardar os impressos (último tópico) e faça uso de anti-traças, anti-mofos e desumidificadores. Isso retardará os danos.
Manuseio
09. Não force a capa para trás durante a leitura. Dobrar a capa assim, com o tempo causa estriamentos na própria e aumenta a chance de soltura das folhas por prejuízo da lombada.
Embalagem
Faça uso de embalagem para proteção das obras:
10. Saquinhos plásticos são recomendados pois, além de protegerem o conteúdo do externo quando preciso – falado anteriormente -, eles retardam o envelhecimento natural do papel (amarelamento e desbotamento). Então, são grandes aliados na preservação dos impressos contra os efeitos naturais do decurso do tempo.
11. Mas devem ser de plástico polipropileno, pois estes permitem a respiração da obra, e não devem ficar muito justos, pelo mesmo motivo. Se isso não for respeitado, a capa pode “carimbar” o plástico com sua tinta (por ter “derretido” devido o calor dentro do saquinho).
Por isso, quando for comprar, sempre verifique se é do material indicado acima, e também o tamanho do saquinho que precisa (comprimento x largura e quantidade de páginas suportada) – meça as suas obras e verifique a descrição do saquinho vendido (se não constar, pergunte ao vendedor!).
É importante que os saquinhos sejam um pouco maiores que os impressos, para os deixarem “larguinhos”, mencionado anteriormente como devido.
- Quanto a mangás, saquinhos de tamanho 15cm x 25cm e 0.6mm (até 250 páginas +/-) como esses do link, (exemplo de 100 unidades não auto-adesivas; há de vários tipos por aí) atendem a maioria, como Naruto (edições tradicional e Gold), Boruto, Shingeki no Kyojin, Jujutsu Kaisen e outros.
12. É ainda mais vantajoso para a preservação, que os saquinhos plásticos permaneçam fechados, seja por fita adesiva ou somente pela pressão da prateleira ou de outra obra, ou sendo saquinhos auto-adesivos.
Para economizar: no caso de fita adesiva, prefira a chamada “fita mágica”, como essa do link, porque ela não solta cola, então não rasgará o plástico cada vez que você abri-lo, estragando-o, como faz a fita adesiva comum.
É isso! Espero que tenha gostado e que tenham sido úteis essas dicas para conservar melhor a sua coleção.
Qualquer dúvida ou pedido, deixe nos comentários, que eu respondo assim que possível
Até a próxima! Boas leituras e coleções ♥
NOTA DO AUTOR(A)
As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.
Respostas de 2
Obrigada pelas dicas, gostei bastante!
Achei muito boas e válidas suas dicas. Entretanto, se não posso colocar os de capa dura em saquinhos, como deverei preservá-los?