Mangás – 12 dicas para conservar melhor a sua coleção

Olá, colecionador! Aqui é a Bia, e que tal conhecer comigo hoje algumas dicas para conservar melhor a sua coleção de mangás? Manuseá-los e guardá-los observando certos modos, que aprendi lendo – e vivenciando -, que ajudam bastante na preservação dos impressos… Vai além do conhecido uso de saquinhos plásticos, hein! Bora lá?! 

Mangás - 12 dicas para conservar melhor a sua coleção. Fotos: Beatriz Tennant (@biabeatriztt)

Todo colecionador de mangás/quadrinhos/gibis e/ou livros que se preze, ou mesmo certa parcela dos leitores sem esse intuito, se preocupam com a preservação de suas obras. Queremos que dure e bem pelo maior tempo possível, certo?

Desbotamento, ondulação, perda de folhas e desmanche destas (por poeira ou traças) são somente alguns dos problemas que tememos, possíveis de atingir os impressos com o tempo.

Então, a pedidos de interessados, listei o que adoto quanto aos meus mangás (e livros, no que é possível de se aplicar), que ajudam na sua preservação deles, ao evitarem ou retardarem os temidos efeitos do uso e do tempo.

Ah! Ciente de que muitas pessoas não tem cômodo ou móvel totalmente adequados para guardar seus queridos (como eu já não tive), tive o cuidado de mencionar opções alternativas de conservação. Na realidade, essa matéria foi feita especialmente pensando nessas pessoas, de modo a ensinar diferentes formas de preservação, mais acessíveis ♥

Confira agora, dicas para conservar melhor a sua coleção:

Disposição

Observar a disposição das obras quando for guardá-las:

01. Evite mantê-las sobrepostas na horizontal, isto é, deitadas uma em cima da outra, pois, com o tempo, isso entorta a lombada da encadernação (costura/ colagem), deixando o impresso torto e com as folhas onduladas, aumentando a chance destas se soltarem. Prefira deixá-las em pé, na vertical;

  • Se só for possível mantê-las sobrepostas, procure dividir o peso em mais colunas ou alterne os lados das obras, como nas fotos 3 e 4 abaixo (base, lombada à direita; em cima, lombada à esquerda; em seguida, lombada à direita; e assim sucessivamente).


02.
Se elas ficarem tombando quando na vertical por falta de apoio lateral, adote um Aparador de livro, ainda pela lombada. Prefira os de metal e com antiderrapante embaixo, pois suportam amparar bastante peso e não deslizam no móvel, como esses do link (exemplo de par metálico; há muitos modelos por aí); e

03. Na vertical, não as mantenha muito apertadas entre si, pois os impressos precisam “respirar” para uma preservação mais eficaz, como verão mais adiante.

Localização

Ter cuidado na escolha e na manutenção do cômodo e do móvel em que for guardar as obras: 
 
04.  Prefira locais arejados. Evite manter as obras em locais muito fechados (como caixas e baús), quentes ou em que haja umidade, mofo ou muita poeira (como porões e sótãos, e guarda-roupas e gavetas);
 

05. Não mantenha as obras em lugares com sol forte incidente e chance de traças e cupins;

06. Prefira manter as obras em lugares altos e distante de atividade intensa (as que podem riscá-las, amassá-las, sujá-las e afins, como alimentação e outros produtos); e

07. Mantenha o lugar – o cômodo e o móvel – limpo e sem pó, não deixando resto de alimentos e outros produtos, e limpando regularmente.

Tudo isso ajuda na preservação da obra com o tempo, evitando danos diretos, além de manchas, sujeira, desbotamento, amarelamento precoce e desmanche das folhas.

  • Se não for possível seguir tais dicas, super adote a compra de saquinhos plásticos para guardar os impressos (último tópico) e faça uso de anti-traças, anti-mofos e desumidificadores. Isso retardará os danos.

Manuseio

Atentar-se no manuseio das obras ao pegá-las e lê-las:
 
08. Não as pegue com as mãos sujas. Naturalmente, não ter esse cuidado encarde e mancha os impressos com o tempo (para muitos não é tão óbvio).
 

09. Não force a capa para trás durante a leitura. Dobrar a capa assim, com o tempo causa estriamentos na própria e aumenta a chance de soltura das folhas por prejuízo da lombada.

Embalagem

Faça uso de embalagem para proteção das obras:

10. Saquinhos plásticos são recomendados pois, além de protegerem o conteúdo do externo quando preciso – falado anteriormente -, eles retardam o envelhecimento natural do papel (amarelamento e desbotamento). Então, são grandes aliados na preservação dos impressos contra os efeitos naturais do decurso do tempo. 

11. Mas devem ser de plástico polipropileno, pois estes permitem a respiração da obra, e não devem ficar muito justos, pelo mesmo motivo. Se isso não for respeitado, a capa pode “carimbar” o plástico com sua tinta (por ter “derretido” devido o calor dentro do saquinho).

Por isso, quando for comprar, sempre verifique se é do material indicado acima, e também o tamanho do saquinho que precisa (comprimento x largura e quantidade de páginas suportada) – meça as suas obras e verifique a descrição do saquinho vendido (se não constar, pergunte ao vendedor!).

É importante que os saquinhos sejam um pouco maiores que os impressos, para os deixarem “larguinhos”, mencionado anteriormente como devido. 

  • Quanto a mangás, saquinhos de tamanho 15cm x 25cm e 0.6mm (até 250 páginas +/-) como esses do link, (exemplo de 100 unidades não auto-adesivas; há de vários tipos por aí) atendem a maioria, como Naruto (edições tradicional e Gold), Boruto, Shingeki no Kyojin, Jujutsu Kaisen e outros.


12.
É ainda mais vantajoso para a preservação, que os saquinhos plásticos permaneçam fechados, seja por fita adesiva ou somente pela pressão da prateleira ou de outra obra, ou sendo saquinhos auto-adesivos.

Para economizar: no caso de fita adesiva, prefira a chamada “fita mágica”, como essa do link, porque ela não solta cola, então não rasgará o plástico cada vez que você abri-lo, estragando-o, como faz a fita adesiva comum.

É isso! Espero que tenha gostado e que tenham sido úteis essas dicas para conservar melhor a sua coleção. 

Qualquer dúvida ou pedido, deixe nos comentários, que eu respondo assim que possível
☺

Até a próxima! Boas leituras e coleções ♥ 

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.