REVIEW: A SAKURA É UMA NINJA FRACA?

2020 e você ainda acha que a Sakura é uma kunoichi fraca e inútil? Então este texto é para você!

Acredito que a maioria das pessoas que fazem “piadinhas” afirmando que a Sakura é inútil não se referem a importância da personagem para a trama, pois isso é indiscutível, mas falam da força física e do fato dela em vários momentos precisar ser salva por outros integrantes. Então é exatamente disto que vamos falar: Será que a Sakura se tornou uma ninja fraca?

Naruto Clássico

No começo da Saga, Sakura foi apresentada como uma menina extremamente inteligente, mas com uma habilidade mediana e sem muita força física.

De acordo com o Iruka Sensei, todos os membros são escolhidos a dedo para formar um time equilibrado. O Time 7 era composto por Sasuke, o melhor ninja da sala, Naruto, o pior, e por Sakura, que de acordo com a lógica estava na média.

Neste momento é inegável que a Sakura, assim como todas as personagens femininas, foi mal aproveitada por Kishimoto e sua força, no geral, não chega nem aos pés de alguns personagens masculinos como Sasuke, Lee ou Neji.

Arte por Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados

Isso a torna fraca ou inútil? Não! E para provar selecionamentos alguns momentos em que a Sakura foi incrível:

  • Sakura foi a primeira do Time 7 a controlar seu chakra o suficiente para subir em uma árvore;
  • Durante o Exame Chunnin, em um teste feito para os estudantes colarem, pois o nível das perguntas era muito superior ao nível de conhecimento deles, Sakura foi uma das únicas pessoas a conseguir responder todas as perguntas sem nenhum tipo de “ajuda”.
  • Na primeira invasão de Konoha, apenas Sakura e os jonins saíram ilesos do genjutsu que fez toda a arquibancada do Exame Chunnin dormir.

Apesar desses feitos, conforme a trama se desenvolve e os personagens evoluem fica claro que a Sakura não está no mesmo nível de seus parceiros de equipe e ela decide treinar com Tsunade e desenvolver o ninjustu médico.

Naruto Shippuden

Os protagonistas agora têm 16 anos e estão mais fortes depois de mais de dois anos de muito treinamento com seus mestres Sannin. Sakura treinou com Tsunade, que além de ser dona do título de “Hokage” e de “melhor ninja médica do mundo”, ainda possui uma força espetacular.

Logo nos primeiros episódios do anime podemos ver a GIGANTE evolução de Sakura que, além de ter se tornado exímia em controle de chakra e consequentemente uma ótima ninja médica, também usou desse controle para direcionar sua força e assim aplicar golpes insanos. Ou seja, força física não só não é mais um problema para essa kunoichi, como ela também se tornou um dos personagens com o soco de maior poder destrutivo.

Durante a missão para resgatar Gaara, Sakura foi capaz de salvar Kankuro com a criação de um antídoto poderoso o suficiente para barrar o veneno que Sasori passou anos desenvolvendo e ainda teve seu merecido protagonismo em uma luta épica com o membro da Akatsuki.

Arte por Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados

Muitas pessoas tentam desvalidar o desempenho de Sakura afirmando que na verdade ela foi controlada por Chiyo, mas aquela foi uma luta conjunta em que o conhecimento e habilidade da ninja mais velha foi tão importante quanto a habilidade e força da ninja mais nova. Além disso, é necessário considerar o adversário, Sasori era um membro super forte da Akatsuki, temido até por ninjas experientes como Kakashi e Guy e que possuía váaaarias marionetes para serem derrotadas.

Outro momento em que ela se faz essencial é durante o ataque de Pain à aldeia. Sakura foi capaz de matar uma das invocações de Pain e ainda voltar ao Hospital da Folha e tomar frente da equipe de médicos para curar os milhares de feridos.

Quarta Grande Guerra Ninja

Esse foi um dos principais momentos da saga e com certeza o período em que Sakura mais se destacou. Neste ponto, a kunoichi já era uma excelente ninja médica e ajuda a salvar a vida de milhares de pessoas, inclusive de personagens importantes como Might Guy.

Ela também é responsável por matar o Zetsu Branco transformado em Neji que estava matando os outros ninjas médicos. Tal ação foi fundamental para que ela e Shizune pudessem estudar melhor as células do inimigo e assim saber a verdade sobre o Exército de Zetsu Branco.

Arte por Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados

Mas o verdadeiro momento em que Sakura mostra sua força é na reaparição do Time 7, em que ela ativa seu Byakugou no In e vai para frente de batalha. Lembrando que o kinjutsu Byakugou no In é a Liberação do Selo Yin, uma técnica dificílima em que o usuário armazena grandes reservas de chakra e pode liberá-las quando necessário, além de permitir praticamente uma auto-cura instantânea.

Mais uma vez ela tem a oportunidade de demonstrar suas incríveis habilidades ao manter o coração de Naruto batendo quando ele está gravemente ferido; invocar a Katsuyu para curar os feridos no campo de batalha; usar sua força física para derrotar diversos clones da Dez-Caudas; e usar sua reserva de chakra para salvar Sasuke em outra dimensão.

Sakura Hiden

Ambientado no pós-guerra, o Sakura Hiden, por ser focado na personagem, tem muito mais espaço para explorar seus talentos. Nele, a Sakura, juntamente com a Ino Yamanaka, inaugura uma clínica no Hospital de Konoha para cuidar da saúde mental das crianças que vivenciaram os horrores da Guerra.

O livro também foca bastante na capacidade de luta da personagem, que é capaz de vencer sozinha batalhas com inimigos de alto nível.

Boruto

Muitos anos depois, quando Sakura já é casada com Sasuke e mãe da Sarada Uchiha, ela é escolhida por Naruto para ser líder do departamento médico de Konoha. Embora agora o mangá/anime não seja focado em Naruto e seus amigos, tivemos a chance de ver a Sakura lutando algumas -poucas- vezes e mais uma vez ficamos impressionados com a sua força física ao socar Shin Uchiha e acabar com vários de seus clones.

Arte por Masashi Kishimoto. Todos os direitos reservados

Após todo esse apanhado sobre grandes feitos das Sakura no decorrer da saga, eu acredito que, assim como Naruto e Sasuke superaram seus mestres, Sakura também superou Tsunade e alcançou o nível Kage, tornando-se uma kunoichi muito forte. E você, está convencido?

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.