Depois que a Quarta Grande Guerra Ninja acabou e a batalha entre as reencarnações de Indra e Ashura Ootsutsuki, a paz no mundo ninja podia ser vivido por todos, inclusive por Sasuke Uchiha.
Depois de passar um tempo recluso por conta de seus crimes, o último Uchiha vivo partira de Konoha mais uma vez, mas agora era para uma viagem de peregrinação em busca de sua auto redenção.
E é na novel Sasuke Shinden: Alvorada que podemos ter conhecimento do que aconteceu enquanto Sasuke estava em sua redenção, seus desafios e até mesmo a decisão de regressar para casa (para uma certa rosada).
A novel é composta por quatro capítulos, que trazem o desenrolar da aventura de Sasuke Uchiha pelo mundo ninja. Vem conferir essa resenha!
Humanos presos em um tipo de genjutsu passam a cometer ataques e por fim, explodirem. Hipnotizados, não sentem qualquer efeito de golpes que posam receber, causando a própria destruição.
Esses eventos acontecem também quando uma embarcação de Kirikagure cruza o caminho da de Kumokagure e shinobis em efeito do genjutsu misterioso passam a lutar contra os shinobis de Kiri e explodem. Um homem misterioso é visto no meio dos shinobis, mas logo consegue escapar.
Em Konoha, os ataques surpreendem o Rokudaime, Kakashi Hatake que, além dele, Naruto e Sakura também tem o mesmo conhecimento dos rumores dos ataques.
Longe dali, Sasuke há muito se perguntava por que alguém como Kaguya precisaria de um exército, além de ficar temeroso sobre algo novo surgir dessa hipótese. Ainda remoendo a teoria sobre Kaguya e o exército de Zetsus, ele recebe uma mensagem de Kakashi. Kakashi informa o Uchiha sobre os ataques e pede para que ele avise se descobrir alguma coisa sobre isso. Suspeitando de um genjutsu baseado em dōjutsu, Sasuke decide investigar;. Por Kumogakure está mais perto, ele vai primeiro até lá para investigar sobre os homens explosivos e o possível doujutsu.
Sasuke então chega a vila do bambu, onde andando pela área, presencia um ataque, o que o leva a tomar a decisão de lutar. Usando o sharingan, ele consegue quebrar o genjutsu e o que era suspeita para ele, se concretiza.
Depois de descansar durante a noite na casa de Iō, Sasuke parte de manhã para a vila onde a filha de Iō vivia. Contra a vontade do rapaz, Chino e Nowaki o acompanham. Sasuke fica desconcertado com o fato de Chino ser muito mais velha do que aparenta, fazendo-o refletir que as aparências enganam: uma vez, ele pensou que seu irmão mais velho, Itachi, aspirava a se juntar à Força de Polícia Militar de Konoha de sua família. Na verdade, era apenas Sasuke projetando suas próprias aspirações em Itachi, sem estar ciente da tarefa que Konoha estava pressionando Itachi a realizar. Embora Itachi já tenha sido amplamente perdoado por suas ações – em grande parte por causa da insistência de Naruto de que Itachi era um herói – Sasuke ainda está preocupado com as ações de Itachi e o papel que Konoha desempenhou. Chino questiona Sasuke sobre seu relacionamento com Konoha e seus planos para o futuro, e Sasuke reconhece que logo precisará determinar essas respostas por si mesmo.
Quando eles chegam à vila onde a filha de Iō vivia, eles encontram a maioria dos edifícios destruídos e os poucos edifícios restantes estão manchados de sangue. Sasuke fica perturbado com a violência e suspeita que o gangue do Trovão Negro teve algum motivo pessoal para atacar a vila. Ao chegar a essa conclusão, Chino sente a gangue do Trovão Negro se aproximando da Vila do Bambu. Eles correm de volta, mas um ataque já está em andamento quando eles chegam. Sasuke começa neutralizando os atacantes mais próximos dele, permitindo que os aldeões fujam. Chino e Nowaki o instruem a deixar a segurança dos aldeões para eles e ir atrás do líder da gangue do Trovão Negro, Karyū. Sasuke segue para o centro da vila e encontra Karyū prestes a matar Iō. Sasuke salva Iō e ataca Karyū com seu Chidori Katana, que Karyū contra-ataca com seu jutsu de lava emborrachada.
Depois de perder a chance de interrogar Karyū sobre o ex-líder da gangue do Trovão negro, Sasuke decide ir em busca de Orochimaru, acreditando que ele possa saber de alguma coisa sobre o assunto e que possa “ajudar”. Quando ele se aproxima do esconderijo, Sasuke encontra Yamato, que presta serviço de guardar o local onde o Sannin das cobras para que ele não fuja. Tendo a certeza de que Sasuke está agindo em nome de Konoha, Yamato o deixa passar, proporcionando o encontro do Uchiha com Orochimaru, que pergunta se seu ex-mestre tem alguma informação sobre o chefe da gangue do Trovão Negro. Orochimaru diz que o homem que ele está procurando fazia parte do grupo de um traficante de armas da guarda, chamado En Oyashiro. Segundo Orochimaru, Oyashiro é um ninja médico muito cuidadoso, que muitas vezes fica escondido em seus esconderijos, mas ao ser pressionado por Sasuke, Orochimaru começa a pensar num modo de atrair Oyashiro em uma reunião. Enquanto espera por Orochimaru, Sasuke encontra os ex-membros do seu ex time, o Time Taka. Com o retorno do Sannin das cobras, ele diz a Sasuke que eles irão para o mar, em direção a uma ilha em que pessoas ricas usam para se divertir. Enquanto os dois partem, Karin, Suigetsu e Juugo refletem sobre os motivos de Sasuke não residir em Konoha permanentemente.
Sasuke e Orochimaru pegam um barco para chegarem à ilha de diversões dos ricos. Durante a viagem, Sasuke pergunta porque Orochimaru está autorizado para se mover como quiser, e o sannin retruca que o mesmo pode ser dito sobre Sasuke e Kabuto, embora a probabilidade de que eles vão correr para o mal novamente é menor. Ao chegarem, Orochimaru leva Sasuke para uma arena, com o aspecto de um Coliseu, onde um torneio está sendo realizado. Quando o nome de Sasuke é anunciado, e Orochimaru lhe explica que neste torneio, as pessoas ricas contratam shinobi para lutar uns contra os outros, e o vencedor obtém ambos os shinobi. Como Oyashiro é um colecionador de kekkei genkai, ele aceitou o desafio de Orochimaru com a esperança de obter o Sharingan de Sasuke, que, apesar de ser um homem cuidadoso, ele terá que aparecer no lugar onde os shinobi são trocados no final da partida. Percebendo que não tem outra escolha, Sasuke se envolve em uma batalha e rapidamente derrota o shinobi de Oyashiro, Futsu. No ambiente de troca shinobi, Sasuke encontra Oyashiro e lhe pergunta sobre o líder da gangue do Trovão Negro. Oyashiro diz a ele que Fushin (o nome do homem que Sasuke procurava) tinha se tornado um dos seus protegidos, depois de perder uma partida no Coliseu, e trabalhou para ele por algum tempo, mas um dia ele fugiu junto com todos os usuários de kekkei Genkai de Oyashiro. Sasuke então começa a criticar Oyashiro por sua conduta deplorável, mas Oyashiro o rebate, pois Sasuke está fazendo o mesmo, para obter informações. Acometido por isso, Oyashiro decide revelar a Sasuke a localização do local de nascimento de Fushin, uma ilha a qual o líder da gangue do Trovão Negro destruiu por ressentimento, que era coincidentemente na rota que o navio de Kirigakure desaparecido estava navegand
Sasuke chega em Yugakure e é avisado pelos moradores de que o Raikage já tinha os informado sobre a sua vinda. Um residente explica que um outro morador exilado havia viajado para um local denominado Vale do Inferno e outra pessoa tinha ido para o mesmo local recentemente, Hidan, membro da Akatsuki. Sasuke chega até o Vale do inferno e se depara com corpos próximos a um lago de água vermelha.
Analisando o local, Sasuke detecta uma assinatura de chakra incomum e então os shinobi que estavam jogados o atacam, fazendo-o descobrir que esses shinobi estavam sendo controlados por Chino. Ela aparece e explica que o seu ódio se originou por conta de que seu clã foi afastado das pessoas por possuírem a habilidade de controlar sangue, antes dela ter sido sequestrada por Oyashiro, quando o seu clã estava prestes a ser extinto. Com o passar do tempo, ela começou a sentir-se vazia por dentro devido ao fato de não ter pais. Ela então encontra Nowaki após Kirigakure roubar os seus bens, e, para adquirir vingança, eles se unem para adequar o mundo na forma que eles julgavam como apropriada. Sasuke diz que ele a entendia pois ele vivenciou as mesmas coisas que ele, mas Chino o insulta, afirmando que apesar dele ter traído Konoha, ele ainda tinha pessoas que se importavam com ele. Chino o ataca com um dragão de sangue e Sasuke ativa o Susano’o para se defender e lutar mas os seus movimentos de defesa são inúteis. Quando ela o questiona sobre do porquê que ele luta por Konoha, Sasuke responde que ele tinha amigos e que o seu melhor amigo era a pessoa que o tinha salvado da escuridão. Sasuke então utiliza o Mangekyō Sharingan em Chino e Nowaki aparece para proteger Chino, porém Sasuke não tinha nenhuma intenção de feri-los. Assimilando as palavras de Sasuke, Chino aceita a sua derrota.
Chino explica a Sasuke que alguns membros da Forças Aliadas Shinobi implantaram refúgio em Yugakure e encontraram a água vermelha subterrânea mas optaram em não relatar nada por causa da grande atenção voltada para a guerra. Chino fala sobre a sua esperança de um futuro em que todos estariam unidos e em paz, então Sasuke promete que faria tudo o que poderia para proteger a paz no mundo.
No epílogo da novel, Chino e Nowaki estão retidos na prisão de Konoha, tendo a visita de Kakashi e de Mei, a Mizukage, que toma para si a custódia dos dois prisioneiros. Longe dalí, Sasuke retorna ao coliseu e com a ajuda do Raikage A, consegue a liberdade dos shinobis que eram usados por pessoas ricas para entretenimento. A ainda fica surpreso com a atitude nobre de Sasuke, mesmo tendo o conhecimento de seu passado como nukenin.
Andando por Konoha, Sakura e Naruto comentam sobre a escolha de Sasuke de ter saído em viagem e a ação dele ao ajudar a proteger a nação ninja e descobrir a causa do surgimento dos homens explosivos. Isso faz Sakura dizer que ele se assemelha à força policial de Konoha. Ao mandar uma carta junto a de Kakashi, Naruto faz questão de mencionar o comentário de sua companheira de equipe.
Andando por uma área de praia, Sasuke é atraído pela presença de um falcão com a mensagem de Kakashi e de Naruto e, ao ler a carta do amigo, decide por fim retornar à Vila que nasceu e, ao finalmente chegar, é recepcionado por Sakura: “Bem vindo de volta, Sasuke-kun”.
E aí, curtiu a resenha dessa novel que retrata a viagem de Sasuke e sua decisão de voltar para casa?
Sasuke Shinden: Alvorada também foi adaptada para o anime “Naruto Shippuden”, tendo como respectivos episódios 484 a 488. Vale muito a pena ler essa novel, pois temos uma riqueza de detalhes mais abrangente que a adaptação, mas não podemos deixar de considerar que ver a narrativa animada também dá um gás para a aventura.
NOTA DO AUTOR(A)
As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.
Últimos Comentários