Arquivos

Análise do primeiro capítulo do mangá de Sasuke Retsuden

O grande sucesso do mangá de Sasuke Retsuden já era algo de se esperar. Quando lançado a sua novel, em 2019, em poucos dias sua versão física já se encontrava fora de estoque no Japão. Foi necessário uma segunda reimpressão para suprir a grande demanda de vendas desta novel, que não é uma história solo, mas sim, parte de uma trilogia que chamamos de “Trilogia Retsuden”.

TRILOGIA DAS NOVELS DE RETSUDEN

A história se inicia em Kakashi Retsuden, onde o sensei mais querido de todos sai em missão para o País de Redaku, para uma cidade próxima a cordilheiras. Em seguida, Sasuke também sai em missão para o mesmo país (contado em Sasuke Retsuden), mas sua investigação se dá na Prisão de Tártaro. Naruto Retsuden finaliza essa trilogia, com um final surpreendente e eletrizante.

A trilogia Retsuden segue a seguinte ordem: Kakashi Retsuden, Sasuke Retsuden e Naruto Retsuden.

Apesar de termos uma ordem na trilogia, a adaptação para o mangá começou com Sasuke Retsuden, o segundo livro da trilogia. Mas não se preocupem, pois você não precisa ler as novels para entender a história, pois logo no primeiro capítulo, temos toda uma contextualização do motivo da missão de Kakashi e Sasuke: a doença de Naruto. 

Vemos a contextualização da missão de Kakashi e Sasuke para o País de Redaku, com o objetivo de descobrirem como o Sábio dos Seis Caminhos achou a cura para sua doença; a mesma que também afeta Naruto.

Para quem leu a novel de Sasuke Retsuden (você poder a novel totalmente traduzida por nossa equipe aqui), percebeu que o Prólogo e o Capítulo 1 da novel foi adaptado logo neste primeiro capítulo da versão em mangá de Sasuke Retsuden.

É claro, tivemos adaptações bacanas no mangá, para que o leitor que está conhecendo a obra pela primeira vez, não fique perdido no decorrer da trama. 

Logo no início, vemos Sasuke percorrendo um pequeno vilarejo no país de Redaku, buscando por informações sobre o Sábio dos Seis Caminhos. Durante sua busca, ele conhece a jovem Lyla, que quando o ouve perguntando sobre Hagoromo Ootsutsuki, de prontidão tenta ajudar o Uchiha.

A mãe de Lyla tem uma loja de antiguidades na cidade, e por já ter ouvido falar no Sábio dos Seis Caminhos, acredita que a mãe possa ter alguma informação que ajude Sasuke.

Para a alegria dos fãs do Sasuke, principalmente quando se trata de suas principais habilidades, como Genjutsu e Ninjutsu, vemos uma pequena luta entre Sasuke e bandidos que fugiam após roubar a loja da mãe de Lyla. 

Vemos tão pouco a utilidade do Sharingan para o Genjutsu, que ver Sasuke usando-o em um do bandidos, acende uma nostalgia incrível. 

Após usar o Rinnegan para impedir que os bandidos quebrem um grande vaso carregado por moradores, se trocando de lugar com o objeto, Sasuke usa Genjutsu para enganar o inimigo com seu Sharingan.

Lembre-se bem do rosto deste personagem enganado por Sasuke, pois ainda ao final dessa review, o veremos novamente.

Com os bandidos presos pela polícia local, Sasuke finalmente conhece a mãe de Lyla. Porém, logo ao agradecê-lo por ter não só recuperado seus pertences, como também seu anel de casamento (notável que era a maior preocupação da senhora), a mesma entende erroneamente o motivo do contato do homem que ela acabara de conhecer.

Como alívio cômico, mas também, que trás um fanservice para quem sempre gostou de SasuSaku desde da era de Naruto Clássico.

Com o mal entendido resolvido, Sasuke pergunta a Kail (mãe de Lyla) o que ela sabe sobre o Sábio dos Seis Caminhos, e a mesma busca informações em um livro chamado de “O Livro Ancestral“, onde os dados mais antigos daquela localidade estavam localizados. Porém, o que surpreende a própria Kail, é que quando ela busca pela informação, nota-se que ela já não se encontra mais ali. 

Esperando encontrar informações sobre o Sábio dos Seis Caminhos em um capítulo sobre o Observatório de Tártaro, Sasuke se alarma - ao se lembrar que os bandidos presos naquela manhã, foram levados exatamente para a prisão de Tártaro, local do observatório.

Apesar de uma informação rasa, já era de grande utilidade para Sasuke saber que a Prisão onde se encontrava o Observatório de Tártaro, fora citado antigamente como um lugar que o Sábio de Seis Caminhos uma vez estivera. E com isso em mente, Sasuke logo se infiltra na prisão como um detento (quais fins ele tomou, não saberemos, mas podemos imaginar que ele usou um Genjutsu em um guarda, fazendo-o acreditar que ele cometeu algum crime para ser levado).

Logo que Sasuke chega a prisão, ele é reconhecido pelos bandidos que ele ajudou a capturar, que pensam em vingança no momento que o percebem na cantina da prisão.

Importante ressaltar que há um salto de 2 semanas, de quando temos Sasuke conversando com Lyla e Kail, e quando o vemos já na Prisão de Tártaro. 

Claro que a confusão não daria em nada para o Uchiha. A maioria dos detentos são pessoas comuns (não ninjas), e o mínimo de Taijutsu já seria suficiente para derrubar a todos.

Com os detentos que arrumaram a confusão retirados da cantina pelos guardas, Sasuke finalmente encontra paz para voltar a sua bancada. Porém, um dos detentos, que estava junto dos que o atacaram – mas ficou somente ao longe observando – se senta a frente de Sasuke com um grande interesse em sua agilidade. 

Se trata do jovem que vemos no início do capítulo, que fora enganado por Sasuke com o Genjutsu. Para quem leu a novel, se trata de um morador do País do Vento, e o mesmo chegou até a frequentar a academia ninja local (mas por ter se tornado orfão, nunca finalizou os estudos). Com animação, mostra a Sasuke que ele também consegue manipular o chakra, e o chama para fugir da prisão, porém, o que ele não sabia, era que o Uchiha estava na prisão por escolha própria e não por ter infligido a lei.

Mesmo com a negativa de ter Sasuke como aliado, o detento não desiste de fugir, mas antes, resolve compartilhar com Sasuke uma informação deveras importante: ele acredita que, no tempo nublado, o dinossauro Menou não consegue enxergar, facilitando uma fuga.

É claro que as coisas não acabariam bem. 

Dentro da prisão, existe o Observatório, lugar onde os detentos trabalham em escavações o dia inteiro. E é visível que os detentos tem livre acesso para varias partes da prisão, porém, nenhum deles tem a audácia de tentar fugir por motivos óbvios – motivos que Sasuke percebe no dia seguinte a confusão: com a morte horrenda do detento que tentou convencê-lo a fugir no dia anterior.

Uma morte violenta e bem retratada no mangá. Menou não deu escapatória para o detento, mostrando que até mesmo na pior neblina existente, o dinossauro enxerga tudo e todos.

O fato de termos dinossauro não deve ser de grande estranheza. Vale lembrar que nunca antes tivemos dinossauros sendo citados no universo de Naruto, mas para quem leu as novels, já sabe que sua existência na prisão se dá através do Edo Tensei

Recordam-se deste jutsu proibido, tão trabalhado e estudado por Orochimaru

Vamos deixar para conversar sobre uma possível ligação de Orochimaru para os próximos capítulos (para não dar tanto spoiler para quem não leu as novels, mas irá acompanhar somente o mangá). E tem mais… é possível que no próximo capítulo teremos a adaptação do que falta do capítulo 1 e 2 da novel de Sasuke Retsuden, e com isso, a aparição de Sakura, que também está em Redaku em missão, infiltrada como médica da prisão.

Espero que tenham gostado desta review, e vamos lembrar: o mangá é quinzenal! O capítulo 2 está marcado para ser lançado no dia 05 de novembro, ás 12h na plataforma oficial da MangáPlus.

Aqui na Boruto Explorer, a previsão para a versão em PT-BR está prevista para até 18h no mesmo dia.

Até a próxima!

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.

Membro da Staff Boruto Explorer responsável por esse post:

Respostas de 8

  1. Me incomoda o fato de não terem adaptado a trilogia inteira, porque deixará um final em aberto. Afinal, a trama se encerra somente em Naruto Retsuden, com a cura do Naruto.

    Mas não seria a primeira escolha errada que fazem mesmo. Principalmente se tratando de light novels, parece que sempre tomam as piores decisões!

    1. Infelizmente, ainda não tivemos nenhuma notícia sobre Naruto Retsuden, e nem mesmo Kakashi Retsuden (que cronologicamente, deveria ser o primeiro a ser adaptado para mangá). Baseado em como começou esse primeiro capítulo, onde eles contextualizaram a doença do Naruto, acredito que a missão de Kakashi será somente citada (quando a Sakura se encontrar com o Sasuke, ela irá contar sobre o que o Kakashi conseguiu descobrir, motivo dela ter se infiltrado na prisão). Eu não acredito que eles deixarão o mangá sem final, na verdade, eu vejo 2 possibilidades: 1º podem anunciar ainda Naruto Retsuden; 2º vão adaptar a novel Naruto Retsuden no mangá de Sasuke Retsuden.

      Qualquer que seja a possibilidade, sem final, eu duvido muito que ficará. Agora, só nos resta aguardar para ver como será daqui para frente. :/

      1. Eu queria que todas as novels tivessem adaptação, sabe? Principalmente no anime. Fico triste com o tratamento que elas receberam. A série Hiden, por exemplo, tinha 6 volumes, e só adaptaram 2. Parece que quebraria a mão adaptar as do Kakashi, Sakura, Gaara e Akatsuki. Entre várias outras que poderiam ser adaptadas. Tanto material interessante desperdiçado.

        A própria saga Retsuden deveria ser adaptada completa, e de preferência no anime, não só por passar mais emoção, mas também porque atinge um público maior.

        Mas ao invés disso, preferem perder tempo com aqueles episódios chatíssimos da Chouchou ou do gato do Mitsuki!

        Eu fico muito triste com tudo isso. Porque numa época em que os animes estão em sua era de ouro, Boruto só vai ficando mais e mais pra trás. Tudo isso por causa de uma gestão ruim da Pierrot. Já não basta o que eles fizeram com Naruto no passado?

        Infelizmente, o anime de Naruto envelheceu mal pra caramba por causa dos fillers… Como fã, só posso lamentar mesmo… Queria que a obra fosse tratada com o mesmo zelo e carinho que outros animes têm recebido, especialmente nos últimos anos! Desculpem o desabafo aqui!

  2. Adorei a análise, tinha pontos que eu não tinha percebido, além de algumas dúvidas a qual possuía sendo solucionada aqui.

    1. Obrigada por deixar seu comentário, Bianca! A propósito, deixei uma observação deste capítulo 1 para a próxima análise (o anel da Kail). Sasuke é muito observador, e sem dúvida ele percebeu a importância que Kail deu na aliança. Depois, quando ele conhecer um detento chamado Gigi (ou Jiji), ele vai descobrir que o anel é um símbolo de casamento naquele país, e bem… veremos! hehe Quero esperar esse momento na versão em mangá para citar 😉 Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *