Fala galera da Boruto Explorer, Iva Torigoshi aqui! Acompanhem agora uma entrevista com o criador de nosso Borutinho do amor, Masashi Kishimoto e Mikio Ikemoto, onde trazer os desafios de uma criação, evoluções de personagens e muito mais! Siga-nos nas redes sociais, e compartilhe a matéria com aquele amigo fã de Naruto e Boruto!
Masashi Kishimoto: O que foi mais desafiador, mais do que o conteúdo da criação em si… Foi a minha condição física durante a produção que foi um problema. Eu não tenho uma constituição forte, então eu me esforcei para acompanhar o ritmo da serialização semanal. Eu estava sempre criando em um estado físico bastante limitado. No trabalho, durante o Arco do Pain. Eu enfrentei uma questão difícil e tive dificuldade em encontrar uma maneira de resolvê-la.
N/T: Ele falou sobre suas dificuldades no “Pain Arc” em uma entrevista postada por @AshitanoGin em 2018.
O que você acha da evolução de Boruto como personagem principal em comparação com a evolução de seu pai Naruto?
Mikio Ikemoto: Naruto é um personagem que não tem nada no começo e ganha tudo no final. Boruto, por outro lado, é um personagem que possui tudo desde o começo, perde tudo e depois luta para sobreviver. Então Boruto se assemelha a Sasuke em termos de “perda” e Naruto em termos de “ganho”.
Vocês enfrentaram algum desafio enquanto produziam Boruto juntos?
Masashi Kishimoto: Com Ikemoto-san, em um momento tivemos uma diferença significativa em pontos de vista sobre o destino de um personagem, e ele estava me persuadindo tenazmente por um longo tempo. No entanto, não posso dizer de qual personagem se trata, para não estragar a continuação da história.
Mikio Ikemoto: Uma serialização é como um ser vivo. Ela evolui constantemente. Ela precisa ser flexível para adaptar-se às correntes do tempo, às tendências e às mudanças no zeitgeist. Isso é ainda mais trabalhoso no caso de uma serialização de longa duração.
Mikio Ikemoto: “…O que quero dizer é que as coisas nem sempre saem como planejado. Pequenas mudanças foram feitas desde o início. Mas, aos poucos, a história se desenvolve em uma direção diferente do esboço de Kishimoto-sensei. Vários fatores podem explicar isso. Mas o maior motivo é que eu precisava criar um novo desfecho para a parte shonen e um conceito para a parte seinen. Uma vez que isso foi decidido, Ada e Demon nasceram. O papel de Kashin Koji foi renovado, e a fuga de Amado para Konoha veio em seguida. Além disso, Code deveria ter morrido há muito tempo. Para ser honesto, a vida de um personagem ainda mais importante também foi poupada. Mesmo que a ideia inicial seja tornar o mangá ainda mais envolvente, estamos muito distantes do que foi planejado originalmente. Atualmente, estou na situação de desenvolver a história por conta própria. Então, acho que o maior desafio na produção de Boruto – incluindo para Kishimoto-sensei, que me dá sua aprovação – é continuar a lidar com sucessivas mudanças imprevistas.”
Como criador de Naruto, o que você achou de passar de supervisor de Boruto para roteirista?
Masashi Kishimoto: “Em relação a Boruto, não tenho preocupações porque escrevi os principais pontos do rascunho da história, que funciona como um modelo até o final da história, e eu já o entreguei a Ikemoto-san. Se houver pontos a modificar, debatemos juntos e continuamos em acordo. Então não há problema. Acima de tudo, Ikemoto-san cria um nemu todo mês. Com ideias, desenvolvimento e personagens que superam meu rascunho da história. Então, embora eu o verifique todo mês, dificilmente tenho algo a dizer. Ikemoto-san é alguém em quem confio e que me ajudou por muito tempo na equipe de produção de Naruto. Então eu sabia que ele era incrível tanto no desenho quanto na narrativa. Eu não teria feito Boruto se Ikemoto-san não tivesse concordado em assumir.”
Nemu: Storyboard na fase de rascunho, com diálogos
Quais são os passos para criar um novo personagem em Boruto?
Mikio Ikemoto esboçando uma arte para VizMedia
Ikemoto: “Primeiro, há o papel do personagem. A premissa básica é criar um personagem com base nas necessidades. Depois disso, faço questão de dar a eles um aspecto inesperado. No caso de Ada, ela tem habilidades que lhe permitiriam dominar o mundo. Em vez disso, ela prioriza o amor e tem um lado bobo. Há também o personagem Hidari, que evoca Sasuke. Por um lado, ele exibe jutsu e técnicas que lembram Sasuke. Mas por outro lado ele se revela totalmente fora da caixinha e não tem nada a ver com Sasuke. Para resumir, trata-se de um Gap Moe.
Gap Moe: Atração que surge quando uma pessoa revela um aspecto muito diferente do que se espera dela. Essa técnica permite uma fácil expressão do que torna as pessoas encantadoras.
A moda parece ser um foco/chave do design de personagens em Boruto. De onde você tira essa inspiração?
Ikemoto: “Ao conceber um personagem, seu temperamento, seu pensamento e seus gostos devem ser refletidos em suas roupas. Primeiro de tudo, você precisa saber se o personagem se importa com roupas ou não. Entender o nível de importância que eles dão à funcionalidade e à aparência. Mesmo que seja inconsciente, uma roupa é o resultado de fatores psicológicos em ação. Além disso, uma moda provavelmente existe em uma vila ou região. Por exemplo, Boruto atualmente luta enquanto carrega o peso de uma missão difícil em seus ombros. No entanto, ele presta muita atenção em se comportar como Sasuke e ter sua presença. É sua maneira de fazer as coisas e também é uma homenagem ao seu professor. Também mostra que ele tem muita autoestima porque cresceu e viveu em um ambiente privilegiado cercado pelo amor de sua família e amigos. E isso é o oposto para Kawaki. Não tendo autoestima, ele é indiferente às roupas. Quando estava na Kara, ele usava o que Amado preparou para ele. E hoje ele se veste sem pensar no que Ada compra para ele. Quando sua manga está rasgada, ele a deixa como está. Sarada, por outro lado, em sua versão jovem, usa um top tão grande que revela seus ombros. Isso porque é uma marca de roupas masculinas que Boruto gosta e usa. Quando Boruto vai embora da vila, sentindo muitas emoções, Sarada compra uma peça de roupa dessa loja. Como você pode ver, no meu caso, design de personagem e moda são elementos inseparáveis.”
Há algum personagem ou cena em Naruto que você gostaria de ter explorado mais?
Kishimoto: “Eu gostaria de ter me aprofundado mais na personagem de Sakura Haruno. Ela é a única cujos pais não foram realmente desenhados. Eu deveria ter falado sobre eles antes na história, mas perdi a chance. E ficou muito complicado fazer isso no meio e no final da história. Na versão do filme, mostrei um pouco os pais dela. Mas na história principal, eu gostaria de ter desenvolvido uma cena centrada na família de Sakura.”
Quais são as semelhanças e diferenças no relacionamento entre Naruto e Sasuke, e Boruto e Kawaki?
Kishimoto: “Na verdade, Naruto e Sasuke são muito parecidos. Eles não são tão inteligentes, ambos têm um lado determinado e ambos perderam algo importante. Então, mesmo que estejam em oposição, estes personagens são semelhantes em sua essência. Quanto à Boruto e Kawaki, no entanto, suas existências são completamente opostas. Boruto é um personagem que não percebe o quão sortudo ele é, apesar de ter muito desde o começo. Kawaki é um personagem que perdeu tudo e não percebe seu próprio valor. Naruto e Sasuke, e Boruto e Kawaki são rivais na história. Mas eu acho que seus relacionamentos são bem diferentes em Naruto e Boruto.”
Ikemoto: “Nas relações entre Naruto-Sasuke e Boruto-Kawaki, cada um é rival do outro para afirmar seu valor. No entanto, sua oposição é muito diferente. Em Naruto, o protagonista está constantemente em oposição na qual ele expressa e transmite o que sente a Sasuke. Ao fazer isso, ele evolui como protagonista. Por outro lado, em Boruto, é Kawaki que está na posição de alguém que mostra um forte apego ao personagem principal Boruto. Boruto, tendo se tornado um jovem, é um personagem que evoluiu completamente desde o início. Ele é perspicaz e tem uma grande mente aberta. Comparado a Kawaki, a importância do que ele carrega nos ombros é diferente. Será mais como Kawaki mostrando a sua evolução como personagem. Além disso, acho que há numerosos contrastes entre o esquema de Naruto e o de Boruto.”
O caminho para se tornar um mangaká é difícil. Se você tivesse que dar um conselho para jovens que querem se tornar mangakás, qual seria?
Kishimoto: “Desenhar um mangá não é feito apenas de momentos agradáveis. Mas, apesar disso, eu gostaria que eles se divertissem ao criar mangás. Eu gostaria que eles desenhassem encontrando algo agradável. Porque mesmo um trabalhador esforçado não pode vencer alguém que ama o que faz. Eu também aconselho a ter uma boa condição física. Manter os prazos de uma serialização é difícil. Eu acho que as pessoas que têm uma boa condição física serão capazes de manter suas séries por mais tempo.”
Ikemoto: “Quero aconselhá-los a mostrar, a revelar o que amam. Alguns podem se sentir tímidos e não ousar fazer isso, mas isso seria uma pena. O entusiasmo e o conhecimento que se tem pelo que se ama podem ser armas poderosas. Quando o trabalho é duro, ajuda a manter a motivação. Mesmo que você ame algo mais específico, se conseguir ganhar simpatia, talvez fãs leais o encorajem e o sigam. Sobre Boruto, às vezes leio comentários. Alguns acham estranho que todas as personagens femininas usem salto alto, mesmo sendo ninjas. No entanto, esse é o meu gosto, então é assim que é. É uma das coisas que ajuda a manter minha motivação. Originalmente, eles são profissionais em controle de chakra, então para eles não é um problema. Afinal, eles são ninjas da nova geração. O fato de você poder fazer esse tipo de coisa também é uma vantagem do mangá. Voltando ao assunto, especialmente para pessoas que não têm um tema definido para seu mangá e não sabem o que desenhar, acho que a maneira mais rápida de chegar lá é refletir sobre o que você gosta e amplificá-lo pouco a pouco. Se você não gosta particularmente de nada, pode começar procurando o que gosta. Você pode encontrar uma boa ideia ao mesmo tempo.”
Ikemoto-sensei, qual é o seu animal favorito em Naruto ou Boruto?
Ikemoto: “Os sapos subordinados controlados por Kashin Koji. Eles não são animais no sentido estrito, mas ferramentas ninjas científicas criadas artificialmente. Mas como vivemos em uma época em que as pessoas dizem que os robôs do futuro e A.l terão almas… Também gosto da pequena cobra de Mitsuki.”
E você, Kishimoto-sensei, qual é seu animal favorito em Naruto ou Boruto?
Kishimoto: “Para mim, é o Gamabunta.”
Source: Boruto Oricon & Erised pela transcrição completa
NOTA DO AUTOR(A)
As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.
Últimos Comentários