Arquivos

Análise do quinto capítulo do mangá de Sasuke Retsuden

O quinto capítulo de Sasuke Retsuden pareceu bastante um capítulo de transição, mas para quem é desatento, perdeu detalhes importantes que serão trabalhados nos próximos capítulos.

Com o anúncio na Jump Fest de que a história será adaptada para o anime em Boruto: Naruto Next Generations a partir do dia 08 de janeiro de 2023, e com o lançamento do sexto capítulo do mangá em 31 de dezembro de 2022, estamos cada vez mais próximos do final da história, e também, mais ansiosos de como eles irão finalizar o enredo. 

Twitter oficial da obra @NarutotoBoruto anunciando a adaptação da novel/mangá de Sasuke Retsuden para o anime de Boruto em Janeiro.

Na primeira análise, eu deixo bem claro que Sasuke Retsuden faz parte de uma trilogia, e ficaria bem estranho se eles não adaptassem o terceiro e último livro da trilogia, Naruto Retsuden.

De qualquer forma, iremos aguardar pelos próximos capítulos, pois pelo andar da carruagem — esse capítulo 5 do mangá corresponde a parte do capítulo 4 e 5 da novel — acreditamos que o que acontece em Naruto Retsuden (novel), irá ser adaptado em Sasuke Retsuden (mangá), sendo um único mangá que adapta a trilogia das novels.

Quanto a o que eles farão no anime? Somente esperar para ver como eles irão encaixar essa adaptação (pois a história se passa antes da aparição do Kawaki).

LEIA AS ANÁLISES ANTERIORES ANTES

O capítulo 5 começa com uma interação interessante dos colegas de cela de Sasuke. 

Vemos que há algumas noites, o dinossauro Menou anda visitando a cela, e que Jiji descobriu que o monstruoso Dino gosta de afagos.

Parece uma cena comum entre amigos, mas aqui precisamos observar algo em Menou: o dinossauro é amigável em certos momentos, e em outros… 

…ele ataca por puro extinto… ou porquê ele está programado a atacar quando alguém inflinge as regras? 

Sasuke percebe de imediato quando Penzila acaba colocando os dedos do pé para fora da cela, fazendo com que Menou, antes amigável, imediatamente o atacasse.

Quero que essa informação não passe desapercebida, pois futuramente, Sasuke a usará a seu favor. 

Menou ataca se alguém inflinge as regras… ou seja, se você não inflingir as regras, ele não ataca. 

O dinossauro não ataca se provocado, e nem mesmo age por extinto. Cada vez mais, parece que ele na verdade é controlado e possuí algum comando pré-programado. 

Com a confusão na cela por conta do ataque de Menou a Penzila, e a queda da lamparina a óleo durante a confusão, Sasuke acaba tendo uma epifania – apenas um dia antes de se encontrar com Sakura na biblioteca.

Com uma parte do enigma sendo decifrada, Sasuke e Sakura acabam chegando na conclusão de que os primeiros meses das constelações representam os monstros de caudas (bijus), e que os 2 últimos meses representam o astrônomo Tatar e o sábio dos seis caminhos. 

Como isso chega as ultra partículas? Ainda há muito chão para descobrirmos!

Com o enigma decifrado – mesmo que ainda não soubessem exatamente o que fazer com ele – Sakura lembra Sasuke sobre o corredor secreto que ela havia descoberto há dias atrás, quando ambos perambulavam pela prisão.

Um mensageiro do primeiro ministro de Redaku, chamado Fandal, estaria chegando na prisão em breve, e Sakura teve a brilhante ideia de ambos se passarem pelo mensageiro, para não só tentar tirar informações do diretor Zansul, mas também, descobrir o que ele escondia por trás do corredor secreto.

O ar investigativo de Sakura e Sasuke é a cereja do bolo da história, algo que sentimos muita falta na franquia Naruto/Boruto. Temos ambos ninjas de Konoha sendo verdadeiros detetives na prisão de Redaku – e o melhor, usando de suas habilidades ninjas para tal.

Mesmo que a situação seja séria, não há como não achar graça no fato de termos Sasuke se transformando no cajado do mensageiro. 

Sakura, após colher informações suficientes para se passar pelo mensageiro, usa o jutsu de transformação para se passar pelo mesmo, e para que Sasuke pudesse estar no mesmo cômodo que ela, sua ideia era de que ele usasse o mesmo jutsu, mas para se transformar no cajado de falcão.

Sabemos desde o início da obra de Naruto que é mais fácil se transformar em pessoas do que em objetos, e mesmo assim, vemos a fé de Sakura de que Sasuke poderia usufruir dessa habilidade com maestria.

De imediato, Sakura/Fandal – carregando o Sasuke/Cajado – perambula pela prisão até encontrar com um guarda, alegando estar perdido, e por ser um mensageiro do governo, logo um guarda o guia até a sala do diretor Zansul. 

Usando as informações previamente descobertas em sua conversa com o verdadeiro Fandal, Sakura distraí o diretor Zansul para que Sasuke possa acessar a porta de trás do escritório do diretor.

Vamos conversar sobre essa cena de filme? Tanto na novel, quanto no mangá, essa cena é bem tensa.

Enquanto temos Sakura/Fandal distraindo o diretor – a mesma arremessa o cajado para o outro lado, quando mente para o diretor que estava com tempo de chuva, e no segundo que ele se vira, ela arremessa o Sasuke! (Sim, é ele como cajado, mas lembrem que é o Sasuke ali! Chega até ser um pouco cômico). 

O diretor não houve nenhum barulho. Do cajado caindo no chão, do Sasuke desfazendo o jutsu e voltando a sua forma… e nem mesmo de seus passos até a porta de trás. 

Sabemos muito bem que estamos lidando com ninjas de alto nível de Konoha, mas ver isso de perto, é emocionante demais.

Para que contratar um chaveiro, quando se é esposa de Sasuke Uchiha? Vemos o sobrevivente dos Uchiha usando seu próprio chakra para mapear a fechadura da porta para então, confeccionar uma chave usando o estilo terra. É mole?

Conversa vai e vem, e no meio da tensão, respiramos em alívio quando Sasuke finalmente entra pela porta sem ser percebido pelo diretor Zansul, e então, chegamos ao final do capítulo. 

O galinheiro.

Imagine você arriscar sua vida para descobrir o que tem em uma passagem secreta, e encontrar várias galinhas? Admita, você teve a mesma expressão que Sasuke Uchiha teve: incredulidade.

Afinal, o que tem de segredo em ter uma criação de galinhas? 

Suspeito, não?

Agora, só saberemos no próximo capítulo, que sairá no dia 31 de dezembro! (olha lá o presente de véspera de ano novo!)

Vocês podem ler os capítulos em português, traduzidos pela equipe da Boruto Explorer aqui.

Até a próxima!

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.

Membro da Staff Boruto Explorer responsável por esse post:

Uma resposta

  1. Como o arco Code vai iniciar já em fevereiro, está praticamente certo que não vão adaptar Naruto Retsuden. Se fossem, precisariam de mais espaço. A terceira novel é muito grande.

    Não que isso me espante. Sempre fazem burrices com relação à Naruto mesmo!

    Aproveitando a publicação: Que anúncio ridículo foi aquele na Jump Festa?! Tanto suspense pra anunciar uma pesquisa de popularidade???

    Eu sei que foram três anúncios. Mas o segundo não me interessa em nada. E o terceiro já não era novidade, deixaram vazar a adaptação de Sasuke Retsuden dias antes. Fora que adaptação de light novel já não é nenhuma grande novidade em Naruto, muitas já tiveram. Se pelo menos fosse a trilogia inteira…

    Eu realmente tinha esperanças de algo grandioso. Me lembrarei de nunca mais criar expectativas com a Jump Festa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *