Arquivos

Análise do segundo capítulo do mangá de Sasuke Retsuden

E hoje vamos falar sobre o capítulo 2 de Sasuke Retsuden, que assim como o primeiro, segurou os leitores da primeira até a última página — de curiosidade para o que vem a seguir 😀

O capítulo 2 continua de imediato a cena chocante do último capítulo: o assassinato brutal do detento que conversou com Sasuke sobre uma possível fuga.

Colocando medo somente com o conhecimento de sua existência na prisão, Menou é uma figura de terror para os detentos da prisão de Redaku.

A morte do rapaz parece ter chocado os detentos presentes, mas a reação de todos nos mostrou como é comum para eles ver aquilo: detentos tentando fugir e sendo assassinados no ato pelo que acreditamos ser um velociraptor.

E bem… assassinato não significa folga, pois o diretor Zansul aparece em seguida botando ordem na casa — mandando todos direto para o trabalho.

Os próximos quadros nos mostra que mais algumas semanas se passaram na prisão. 

Sasuke já possuí colegas de cela que o conhecem o suficiente para puxar papo, e também, os guardas da prisão não se aproximam do Uchiha, por medo do que o viu fazer no capítulo passado (derrubar 3 homens em poucos segundos). 

Jiji, um dos seus colegas de cela — e personagem importante na história de Sasuke Retsuden — até mesmo lembra-o de seu nome (quem acompanhou toda a trajetória do Uchiha, sabe que ele sempre foi péssimo em lembrar dos nomes das pessoas que ele não acha importante decorar…).

Temos uma breve conversa entre Sasuke e Jiji, que quando percebe uma bolha estourar, fica estranhamente animado, pois aquele fato significa ir a enfermaria, e sua alegria estranha faz com que Sasuke fique tremendamente curioso por aquela peculiaridade (alias, quem gosta de se machucar? E quem gosta de ir para a enfermaria tomar injeção, não é mesmo?).

Curto e direto como sempre, a marca registrada de Sasuke.

Toda a construção dessa conversa é algo que deve ser lembrado para um acontecimento muito próximo no mangá, e que nos mostra não só o quão observador Sasuke sempre foi, como também a preocupação do Uchiha em mostrar “algo” para qualquer detento que for para a enfermaria no futuro.

No capítulo 1, vemos Kail agradecida por Sasuke não ter só recuperado seus pertences da loja, mas o mais importante para ela, era o seu anel dado pelo seu falecido marido.

Mas antes de continuar, quero ressaltar aqui algumas informações para quem não leu a novel e está acompanhando somente o mangá:

  • Sasuke não tem ideia que a médica citada por Jiji é Sakura;
  • Lembra-se do que comentei no final da análise do primeiro capítulo? Que Kakashi-sensei enviou informações para Konoha, e que o falcão de Sasuke não chegava para ele na prisão? E por esse motivo, Sakura foi enviada em missão para entregar as informações —  conseguidas por Kakashi — pessoalmente a Sasuke.
O mangá está dando muito destaque a cultura local entre os casais do País de Redaku. A troca de alianças é comum entre casais, e essa informação não passa desapercebida por Sasuke, que em em dado momento no mangá, irá tomar uma atitude irracional e inesperada.

No final do dia, após o árduo trabalho, finalmente conhecemos todos os colegas de cela de Sasuke: Ganno e Penzila.

Sasuke divide uma pequena cela com Jiji, Ganno e Penzila.

Sabemos que não há muito o que fazer em uma prisão, e uma forma de passar o tempo e até se divertir um pouco, seus colegas de cela costumam jogar e apostam o que tiver: trabalho na cozinha, nas minas ou até cigarros.

Sasuke acaba surpreendendo Penzila quando topa apostar em uma rodada, mas o que Penzila não sabia, era que Sasuke não era somente um novato no jogo, como também conseguia roubar usando o estilo vento sem que ninguém percebesse (ou que usasse o estilo terra para confeccionar uma jóia para ter o que apostar).

Roubar o jogo tinha um objetivo: Sasuke precisava investigar a prisão enquanto todos estivessem dormindo e fora de seus turnos, e que, alguém o acobertasse caso um guarda aparecesse na cela. 

Claro que seu pedido é negado por Penzila, que entra em desespero só de imaginar sendo pego pelos guardas — já que naquela prisão, se um erra, todos pagam.

Desesperado, Penzila chega a segurar a perna de Sasuke, mas o mesmo o ignora e ainda lhe pede para fazer a famosa artimanha conhecida no mundo todo: usar algo para preencher a cama e fingir ter alguém ali dormindo.

Menou x Sasuke

O PRIMEIRO DUELO!

Ao sair para o lado de fora da prisão no meio da noite, Sasuke acaba se deparando com Menou de guarda (e para nossa surpresa, sem guardas, somente o dinossauro no turno da noite!).

Sasuke sabia que Menou quem fazia a guarda da prisão de madrugada, mas sua intenção de sair tarde, era que ele acreditava que Menou era uma invocação do diretor Zansul, e como tal, ele sabia que o chakra gasto era demasiado, e não havia como o diretor invocá-lo diariamente.

Mas mal sabia ele o quão errado ele estava em suas observações com Menou…

Após conhecer Menou mais de perto, Sasuke consegue fugir e volta para sua cela sem que nenhum guarda percebesse sua ausência ou petulância de perambular pela prisão de madrugada.

Sasuke fica chocado quando vê Menou do lado de fora da prisão em seu horário de café da manhã. Menou não só estava bem dos ferimentos da noite passada, como suas unhas estavam intactas novamente!

Diretor Zansul está de olho em Sasuke!

Em poucas semanas, Sasuke já chamou muita a atenção da prisão sem pretensão. Os presos e os guardas o temem por ter testemunhado sua força quando lutou contra os detentos que mexeram com ele em seus primeiros dias (dia que também chamou a atenção do diretor da prisão).

E para piorar o lado do Uchiha, o diretor Zansul sabia que ele havia perambulado pela prisão na noite passada, e ainda, que Sasuke estava tramando algo — ele ainda só não sabia o quê.

Ao perceber que o Diretor Zansul tinha o encurralado, Sasuke não viu alternativas, se não usar genjutsu para enganar o diretor, porém, assustou-se quando viu que seu MANGEKYOU SHARINGAN não funcionou!

OS OLHOS DE VIDRO!

Em um quadro magnífico, vemos que os olhos do Diretor Zansul são feitos de vidro, e por esse motivo Sasuke não consegue usar seu Mangekyou Sharingan!

E é claro, a conversa não podia acabar se não com ameaças. 

Sasuke agora é alvo e principal figura de curiosidade para o Diretor Zansul, afinal, como um ninja com um doujutsu naquele foi parar naquela prisão cheia de pessoas comuns? 

Nesse final de Capítulo 2 do mangá de Sasuke Retsuden, vimos a adaptação da outra metade do capítulo 2 da novel. 

É possível que o próximo capítulo do mangá, teremos a finalização da adaptação do capítulo 2 e início do capítulo 3 da novel, e agora é de se esperar que Sakura apareça no próximo capítulo 🌸

Você leu a análise passada?

O próximo capítulo será lançado no dia 19/11/2022, ao 12h na plataforma oficial MangaPlus e sua versão PT-BR por nós da Equipe Boruto Explorer sairá próximo das 17h no mesmo dia.

Até a próxima!

NOTA DO AUTOR(A)

As informações contidas nesta postagem são apenas para fins de informação geral. As informações são fornecidas pela Boruto Explorer e enquanto nos esforçamos para manter as informações atualizadas e corretas, não fazemos representações ou garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas, sobre a integridade, precisão, confiabilidade, adequação ou disponibilidade de a fins.

Membro da Staff Boruto Explorer responsável por esse post:

Respostas de 3

  1. Vi que a light novel teve 10 capítulos. O mangá também vai ter? Porque, caso afirmativo, eles terão que acelerar um pouco a trama. Nesse segundo capítulo a história andou bem pouco na minha opinião.

    1. Não foi anunciada nenhuma informação sobre quantos capítulos terá o mangá de Sasuke Retsuden e nem de Konoha Shinden, mas acreditamos que teremos até mais do que 15 capítulos em ambas as novels (tem bastante coisa para ser trabalhada). Eu vejo o seguinte, é um mangá de lançamento quinzenal, e para mim, está tudo pronto, só estão fazendo os lançamentos espaçados.

      Eu acredito muito que teremos talvez até o dobro de capítulos do que na novel (uma forma de deixar o mangá ainda mais interessante, deixando os cliffhanger sempre pro final). Por enquanto, o mangá está andando muito bem, eu to gostando como estão adaptando nos mínimos detalhes, e tenho esperança que continue assim até o final.

  2. Adorei análise. Eu li a Light Novel e ver ela se tornando mangá, e sendo bem construída até o momento é muito gratificante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *