Itachi Shinden: Livro da Noite Sombria - Seção 6
Já estava passando o segundo mês desde que ingressou na ANBU. No entanto, os dias continuaram monótonos, como de costume. A essência de suas principais tarefas eram coisas como proteger o escritório do Hokage e praticando com seus companheiros, e as missões nas quais ele expôs sua vida ao perigo ainda não havia retornado.
“Se assassinatos e missões importantes eram tão frequentes, você não poderia dizer que a vila é pacífica. O fato de termos tempo livre é a prova de que há paz.”
Kakashi disse, e sorriu com otimismo.
A aldeia estava em paz…
“E ainda, porque” Itachi pensou.
Se a aldeia deveria estar em paz, por que seu coração estava tão chateado? Por que ele tinha o sentimento de ser tão instado?
Foi culpa do clã.
Nos bastidores da paz do vilarejo, seus companheiros de clã desejavam um tumulto.
Essa foi a principal causa da inquietação do coração de Itachi.
Ele tinha que evitar um golpe de estado, não importa o quê. No entanto, ele não encontrou nenhum plano. Mesmo se ele tivesse tentado dizer que se mudaria com Shisui, mesmo se ambos tivessem estendendo as mãos um para o outro, o ímpeto do clã era incontrolável.
O fato de ele não ter encontrado nenhuma solução inovadora deixou Itachi impaciente.
“Gyahahaha!”
Uma voz alta e penetrante adentrou aos ouvidos de Itachi em seu caminho para casa após uma missão.
Na frente do campo de visão de Itachi, que havia parado seus pés instintivamente, havia um pequeno parque. Já era tarde da noite. O sol se pôs a oeste há muito tempo, e tudo perto dele começou a ser envolto em uma luz muito fraca.
O garoto que havia caído na gargalhada antes estava de pé em um balanço. Na direção que ele estava olhando, havia três silhuetas humanas fugindo.
Talvez eles fossem seus amigos.
“Vocês não são páreo para Uzumaki Naruto-sama dattebayo!” o menino do balanço gritou.
As figuras humanas estavam saindo enquanto falavam entre si, sem nem mesmo se virar em direção ao menino por algum motivo. O menino, que se chamava Naruto enquanto olhava para as três figuras que pareciam em boas condições, sentadas no balanço parecendo solitárias.
Ao que tudo indica, as palavras de antes eram apenas um blefe.
Depois que o menino deu seu nome, Itachi o reconheceu.
Não havia uma única pessoa na vila que não conhecesse Naruto Uzumaki .
O menino na frente de seus olhos estava envolvido no ataque da Nove-Caudas que aterrorizou os aldeões. Ele era a criança em cujo corpo o Nove-Caudas morava. Sempre que ele andou por uma estrada, todos baixaram suas vozes. Só havia uma pessoa que não sabia que o Nove-Caudas estava morando em seu corpo.
O próprio Naruto.
Tinha sido selado em seu corpo antes mesmo que ele pudesse estar ciente da calamidade da aldeia, e vivia sendo temido por todos.
Naruto não entendia porque estava sendo tiranizado por todos. Ambos os pais não estavam mais neste mundo. Não havia ninguém para derramar seu amor incondicional por ele.
Por algum motivo, Itachi voltou seus passos em direção ao parque. Ele caminhou calmamente em direção ao balanço, que estava balançando debilmente.
Ele se sentou ao lado de Naruto Uzumaki.
“Uau!”
Percebendo que Itachi apareceu de repente, Naruto quase caiu do balanço em surpresa. Agitando seus braços e pernas confusamente além da necessidade, ele permaneceu no balançar de alguma forma, e lançou um olhar suspeito para Itachi.
“Não me assuste assim ‘ ttebayo!”
“Desculpe.”
“Err, quem é você?”
Naruto o encarou com olhos redondos. Itachi voltou seus olhos diretamente para ele enquanto balançando o balanço.
“Não importa quem eu seja.”
“Não devo falar com estranhos, minha mãe…”
“Você não tem uma.” Itachi disse, e Naruto colocou a mão direita atrás da cabeça expressando um sorriso que parecia um sorriso envergonhado.
“Você também sabe disso?”
“Naruto Uzumaki é famoso por ser um pirralho travesso.”
“Sou uma celebridade assim?”
“De alguma forma.”
“He he he…”
Sem entender a ironia de Itachi, Naruto sorriu feliz.
“Seus amigos fugiram.”
“Caras como aqueles que não entendem as minhas travessuras não são os meus amigos, ‘ttebayo.”
A voz de Naruto estava terrivelmente alegre. Parecia que ele estava se comportando freneticamente alegremente para não mostrar sua solidão.
Todo mundo conhecia a verdadeira identidade de Naruto.
O ataque da Kyuubi contra a vila havia deixado cicatrizes profundas até agora. Até o Uchiha clã, que era suspeito de ter manipulado a Nove-Caudas, ainda não conseguiu escapar dos efeitos do ataque. O próprio Itachi havia sofrido muitas vezes uma difamação sem ter sido responsável por aquele incidente. Talvez ele fosse a única pessoa nesta aldeia que entrou em contato com aquele menino, em cujo corpo a principal causa foi o selamento.
Naruto foi a maior vítima do incidente do Nove-Caudas, por assim dizer.
Itachi não sabia como eles selaram o Nove-Caudas no corpo de Naruto em detalhes. Contudo, ele pensou que eles não teriam um bom senso se selassem aquele grupo de calamidade em um bebê recém-nascido. Eles não tinham pensado em quanto aquela criança seria perseguida se eles fizeram tal coisa?
Os detalhes do ataque da Nove-Caudas eram ultrassecretos na aldeia. A verdade foi escondida na escuridão, apenas Naruto foi deixado.
Naruto fazia parte da escuridão da vila.
A aldeia consistia em sacrificar existências como Naruto.
Um membro do alto escalão selou essa calamidade dentro de Naruto, desviou as pessoas da perseguição ao clã Uchiha, e continuou puxando os cordões da aldeia habilmente.
Para esconder sua própria escuridão, gerando intencionalmente outra escuridão…
E a verdade é que também Itachi fazia parte das trevas da aldeia.
Porque a ANBU era a verdadeira escuridão da vila.
“Jovem senhor!”
“Nh?”
Naruto estava olhando para ele com grandes olhos redondos.
“Ficou quieto de repente, está bem?”
“Estou bem.”
“Bom.”
Naruto perguntou com os olhos voltados para cima, parecendo preocupado.
“Está quase na hora de voltar para casa.”
“Já que não há com quem voltar para casa…”
Naruto agiu, porém, virando os cantos de sua boca para baixo.
“Pois bem, vou voltar para casa.”
“Eeh!”
Naruto parecia exageradamente surpreso para Itachi, que havia se levantado.
“Boa sorte.”
Itachi pensou que aquelas palavras que ele cuspiu dificilmente poderiam ajudá-lo. No entanto, Naruto esfregou o nariz com um dedo enquanto sorria alto, parecendo feliz. Então ele pulou vigorosamente do balanço, e apontou para Itachi em pé.
“Meu nome é Naruto Uzumaki! Vou me tornar Hokage um dia, dattebayo!”
“Sério, Hokage…”
Um fogo foi aceso no peito de Itachi.
Mesmo que ele estivesse sobrecarregado pela escuridão da aldeia, aquele menino não se resignou ao seu destino. Sem guardar rancor da aldeia, sem odiar as pessoas, ele teve fé em seu sonho com olhos honestos.
“Espero que o faça.”
“Claro que vou, ‘ttebayo. É melhor eu manter isso em mente até aquele momento, jovem senhor.”
Dando-lhe um sorriso em resposta, Itachi deu as costas para Naruto e foi embora.
As estrelas brilhavam em todo o céu.
______
Ele havia sido chamado por Danzou.
Ao lado da cabeça da “Raiz”, que estava sentado em uma cadeira com um olhar azedo, havia a figura de Sugaru, que deveria pertencer ao Time Ro.
“Como está a ANBU?”
“Não sei ainda.”
“Um sentimento honesto. Você vai acabar ganhando experiência que não poderia fazer se não fosse pela ANBU muitas vezes depois disso. Até lá, aprimore suas habilidades.”
Danzou falou como se fosse seu chefe direto. Mas Itachi, que era um ANBU sob o controle direto de Hokage não estava conectado à Raiz. Na superfície, Danzou e Itachi não tinham qualquer relação profissional.
“O que quero dizer é que hoje te chamei.”
Ele silenciosamente incitou as palavras de Danzou.
“Ouvi dizer que o distrito do clã Uchiha tem sido rigoroso com os forasteiros recentemente.”
Certamente, era verdade que nestes últimos meses o distrito estava tendo uma atmosfera densa. Isso aparentemente foi pelo fato de o próprio distrito ter sido determinado porque seu pai falava de golpe de estado.
“Você participa da reunião ordinária também, certo?” Danzou perguntou sem criticar.
O clã Uchiha estava sendo vigiado 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a ANBU. Foi bastante natural que Danzou sabia sobre as reuniões.
“Sim.” Itachi, que se preparou para o pior, já que não fazia sentido se esconder isso, respondeu imediatamente. Danzou assentiu com firmeza, parecendo satisfeito.
“Digamos francamente. Quero que me informe sobre o conteúdo das reuniões.”
Aquela voz, com uma pressão oculta que implicava que ele não poderia dizer sim ou não, atingiu Itachi.
“Se isso continuar, o clã Uchiha vai cair em ruínas. A fim de parar isso, eu preciso do sua força.”
“Quer dizer que terei de trair meu clã por você?”.
“Não trair. Proteger.”
Danzou colocou os cotovelos na mesa e apoiou o queixo nas palmas das mãos. O olho esquerdo dele, assim como um buraco escuro profundo, atingiu Itachi.
“A traição é um ato que causa uma desvantagem ao traído. O fato de me informar sobre o conteúdo das reuniões impedirá um clã da desgraça antes que aconteça e, como resultado, se tornará uma vantagem para o clã. Portanto, não estamos falando sobre traição.”
Retórica engenhosa.
Ele provavelmente pretendia distraí-lo brincando com a teoria, mas Itachi não seria enganado. Não importa os resultados para o clã, se ele relatasse o conteúdo das reuniões para Danzou, isso seria nada além de uma traição.
Danzou o estava julgando mal.
Itachi não se preocupou com palavras como “traição”.
“Compreendido.”
“Achei que você, que não gosta de conflitos mais do que ninguém, diria isso.” O chefe da Raiz respondeu com uma voz que não expressava nenhum sentimento.
O irritante era que era fato, como Danzou disse.
Itachi não foi capaz de encontrar um plano concreto para evitar o golpe de estado antes que acontecesse.
A proposta de Danzou, que havia sido apresentada em um momento como aquele, exalou um encanto que ele não pôde resistir. Ele provavelmente poderia obter a cooperação do Terceiro Hokage por meio de Shisui. Então, talvez a determinação de Itachi se tornaria a chance de usar o poder de Danzou.
Por estar conectado às partes superiores da aldeia, ele certamente evitaria um acidente dentro do clã.
“Não quero agir para roubar a dignidade do clã. Vou deixar a filtragem das informações para você.”
“Obrigado.”
“Eu confio em você, Itachi. O destino do clã depende do seu julgamento.”
A voz de Danzou pesou em seus ombros. A resolução de Itachi não era leve ao ponto de não sendo capaz de suportar aquele peso.
Ele respirou fundo, estando ciente de sua própria responsabilidade.
Por algum motivo, aquilo cheirava a sangue…